Ícone do site Jornal da Chapada

Estudantes brasileiros participam da Olimpíada Internacional de Biologia

bio;
Os jovens foram selecionados a partir de resultados obtidos na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) desse ano | FOTO: Reprodução |

Enquanto o país acompanha os jogos da Copa, estudantes brasileiros vão à Bali, na Indonésia, para participar da 25ª edição da Olimpíada Internacional de Biologia (IBO, na sigla em inglês), entre os dias 4 e 13 de julho. A nossa delegação será representada por Allan Dos Santos Costa (Centro Educacional De Bauru, SP), Bruno Almeida Costa (Colégio Farias Brito, CE), João Gabriel Santos (Instituto Federal De Educação Ciência E Tecnologia – Campus Formosa, GO) e Thiago Matheus Santos Rios (Instituto Federal De Educação Ciência E Tecnologia, BA). Os líderes da equipe serão os professores Rubens Oda, José Carlos Pelielo e Daniel Henrique de Souza.

Os jovens foram selecionados a partir de resultados obtidos na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) desse ano. Antes de viajarem para Bali, eles participaram de um treinamento intensivo com professores das Universidades do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Federal Fluminense (UFF) e Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os jovens tiveram aulas teóricas e práticas de Bioquímica, Biotecnologia, Microscopia, Ecologia, Genética, Histologia vegetal e Dissecção de vertebrados e invertebrados.

Oda, coordenador nacional da OBB, informa que a competição internacional auxilia o Brasil na evolução do seu nível curricular, aproximando-se dos países de ponta nessa ciência. “Dessa forma, estreitamos a ponte entre a universidade e o ensino médio, contribuindo para a divulgação de novas descobertas e para a aprendizagem científica”, explica.

Segundo a Dra. Leila Macedo, presidente da Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), instituição responsável pela OBB, o grupo está muito motivado. Ela explica que o desejo de defender o Brasil numa competição de conhecimento internacional é tão grande que eles nem se importaram de perder os jogos da Copa e até a partida final. “A meritocracia na Educação realmente levou esses estudantes a abrirem mão da paixão pelo futebol”, reforça.

Para participar
Os alunos que têm interesse em representar o Brasil nas próximas edições das Olimpíadas Internacional e Ibero-Americana de Biologia devem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Biologia do ano que vem. O cadastro é bem simples. Primeiramente, é preciso que um professor da escola se credencie pelo site da OBB (http://www.anbiojovem.org.br/obb/). Depois, esse mesmo professor inscreve cada aluno na olimpíada. Podem participar jovens que tenham no máximo 19 anos, até o dia 1º de julho do ano corrente, com o ensino médio em andamento ou completo e que ainda não estejam matriculados numa instituição de ensino superior.

Apoio à iniciativa
Instituições e empresas que tenham interesse em incentivar a iniciativa da Associação Nacional de Biossegurança podem entrar em contato pelo e-mail olimpíadas@anbio.org.br ou pelos telefones (21) 2220-8678 ou 2215-8580.

Sobre a ANBio
A Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) foi criada em 1999 com o objetivo de difundir informações a respeito dos avanços da biotecnologia moderna e seus mecanismos de controle. No seu escopo de trabalho, estão a promoção do conhecimento relativo à biossegurança e de suas práticas, como disciplina científica, além da capacitação e orientação de profissionais que implementam a biossegurança em instituições de pesquisa e ensino da área biomédica. ANBio na internet: www.anbio.org.br.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas