Ícone do site Jornal da Chapada

Mundo: Suecos criam louça que não precisa ser lavada

sueca
Feitos de um tipo de cera dissolvida por alta pressão e temperatura, os pratos e outros utensílios de comida imitam uma flor de lótus | FOTO: Reprodução |

Odeia lavar a louça? Seus problemas acabaram. O instituto de design sueco Tomorrow Machine, em parceria com o Instituto Real de Tecnologia KTH, criou um tipo de louça que não precisa ser lavada. Por enquanto, trata-se apenas de um protótipo, mas o produto poderá chegar ao mercado em poucos anos, segundo o site de design ecológico norte-americano Inhabitat.

Feitos de um tipo de cera dissolvida por alta pressão e temperatura, os pratos e outros utensílios de comida imitam uma flor de lótus. A nanoestrutura do material repele a água como um imã. Segundo Hanna Billqvist, uma das designers do Instituto, explica que o material repele a sujeira como um imã. Depois de comer, basta bater o prato em cima do cesto de lixo e o material estará limpo.

Além da praticidade, há um outro aspecto contemplado na invenção dos designers suecos: o meio ambiente. Há economia de recursos pois agora não é preciso usar água e sabão para lavar os pratos e nem gastar energia para aquecer a água usada na lavagem. “A tecnologia está sendo desenvolvida para ser o mais sustentável e livre de químicos possível, além de mais durável”, disse Hanna. O que achou da ideia? Extraído na íntegra do Yahoo Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas