Ícone do site Jornal da Chapada

Deputado quer instituir o Dia Estadual da Amizade entre Cuba e Bahia

gomes
O deputado Alvaro Gomes |FOTO: Reprodução |

O deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB) apresentou um projeto de lei para instituir o Dia Estadual da Amizade entre Cuba e Bahia. A data sugerida é o 28 de janeiro referente ao dia de nascimento de José Marti – poeta, escritor, jornalista e filósofo cubano consagrado pela luta pela independência cubana. O objetivo é estreitar mais os laços entre o estado e a ilha assegurando benefícios recíprocos e contribuindo com a integração latino-americana e caribenha. A relação entre os dois tem se intensificado. Recentemente, a Bahia é o estado que mais recebeu profissionais cubanos através do programa Mais Médicos. Ainda na área da Saúde, um acordo entre a Bahiafarma e a indústria de medicamentos de Cuba vai viabilizar a ampliação da fabricação de remédios. Além disso foi inaugurado em março de 2014 o Consulado Geral de Cuba em Salvador com jurisdição em todo o Nordeste.

As relações diplomáticas também são extensas. Em três ocasiões o ex-presidente cubano, Fidel Castro, esteve em Salvador, tendo sido recebido nessas oportunidades, pelos ex-governadores, a prefeita da capital, Lídice da Mata, e pelo próprio parlamentar comunista. Recentemente, o atual líder do país, Raul Castro visitou a Bahia e reuniu-se com o governador Jaques Wagner. Todos esses encontros foram marcados pelo espírito de cordialidade e respeito mútuo. “Como se percebe, a relação de amizade entre Cuba e Bahia é histórica e passa por diversos setores. Nesse sentido, o presente Projeto de Lei visa constituir no calendário do Estado uma data comemorativa em homenagem a essa relação, com o objetivo de contribuir para o seu constante aprimoramento”, reforça o parlamentar.

Cuba
Com cerca de 11 milhões de habitantes, Cuba é o maior país da região do Caribe. A sua aproximação com a Bahia se dá por diversos fatores: culturais, econômicos, políticos, dentre outros. Cuba é o lar de mais de 11 milhões de pessoas e é a nação-ilha mais populosa do Caribe. Seu povo, sua cultura e seus costumes foram formados a partir de fontes diversas, tais como os povos taínos e ciboneys, o período em que foi uma colônia do Império Espanhol, a introdução de escravos africanos e a sua proximidade com os Estados Unidos. Politicamente, Cuba é o único país socialista das Américas na atualidade. Em todo o mundo, apenas a China, o Laos, o Vietnã e a Coreia do Norte seguem adotando esta forma de governo.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas