Ícone do site Jornal da Chapada

Salão de Artes Visuais da Bahia em Barreiras premia artista escolhido pelo público

cultura
A mostra foi montada no Mercado Caparrosa, espaço que foi recuperado, reformado e devolvido à comunidade por conta desta ação | FOTO: Meramente Ilustrativa |

Aberta entre 10 de maio e 22 de junho, a edição na cidade de Barreiras dos Salões de Artes Visuais da Bahia recebeu 3 mil visitantes. Convidado a indicar sua obra preferida dentre as 21 expostas, o público elegeu ‘Nhanderudson’, de Arthur Scovino, para receber o Prêmio do Público desta edição do projeto, que é realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA). O evento contou com o apoio da Prefeitura de Barreiras e teve ainda, como homenageado, o artista local Seu Nego. A mostra foi montada no Mercado Caparrosa, espaço que foi recuperado, reformado e devolvido à comunidade por conta desta ação.

Premiados
Arthur se une à lista de premiados pela Comissão de Premiação, que foi formada por Evandro Sabyne, de Salvador, Angela Sawatzky, de Barreiras, e Camila Soato, de Brasília. Neste Salão, receberam prêmios de R$ 7 mil, cada um, os artistas Erivan Morais, com o videoarte ‘In Visibilidade’; Pedro Lima, com a obra de acrílico e óleo sobre tela ‘Tapando o sol com a peneira’; e Mariana David, com a série de fotografia digital ‘Paisagens para minha avó’. A comissão decidiu, ainda, conferir menção especial para os artistas Roberta Nascimento, pela instalação interativa ‘Cabeça de vento’, e Flávio Marzadro, com a intervenção urbana ‘Arte no espaço público x Arte como espaço público’.

Todos estes artistas destacados vão expor seus trabalhos em uma edição especial dos Salões a ser realizada no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), além de serem inseridos no Catálogo dos Salões de Artes Visuais da Bahia, publicação bianual de registro e divulgação. As três edições já lançadas do Catálogo (2007/2008, 2009/2010 e 2011/2012), além de suas versões impressas, estão disponíveis para download no site da Funceb www.fundacaocultural.ba.gov.br.

O projeto
A realização dos Salões de Artes Visuais da Bahia em Barreiras correspondeu à quarta etapa da edição 2013 do projeto, que foi suspenso no ano passado para a regularização de compromissos relacionados ao cumprimento aos Decretos nºs 14.682 e 14.710/2013, que determinaram o contingenciamento no orçamento das secretarias e órgãos estaduais. Antes, haviam sido realizadas mostras em Feira de Santana, Teixeira de Freitas e Lençóis. Ainda neste mês, no dia 18 de julho, será aberta a última mostra da temporada, em Vitória da Conquista, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas