Ícone do site Jornal da Chapada

Mais de 300 mil eleitores na Bahia vão usar biometria em 2014, 7% do total

urna
Eleitores de Pojuca foram os primeiros que usaram a identificação digital | FOTO: Reprodução |

De um, a Bahia passa agora para 30 municípios que vão usar o sistema biométrico nas eleições deste ano. Em 2010 e 2012, apenas a população de Pojuca, com seus cerca de 25 mil eleitores, votou via identificação das digitais, segundo informações obtidas junto com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). (Leia perguntas e respostas sobre o sistema biométrico). O conjunto das 30 cidades, distribuídas em 13 zonas eleitorais, somam 348.017 votantes, o que representa 93% a mais de indivíduos com possibilidade de vivenciar a tecnologia se comparado aos dois anos anteriores – 322.953 pela primeira vez. Sobram ainda 9.837.399, dos 10.185.416 eleitores regulares na Bahia, a serem incluídos no processo. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê abrangência do sistema para 100% apenas nas eleições de 2018.

“Pojuca foi um piloto e foi escolhida porque é na região metropolitana, ou seja, tem menor custo de deslocamento, e porque a população é basicamente urbana lá. Nessa segunda fase, o TSE baixou provimento informando que revisão eleitoral só pode ser feito em cidades que possuem a biometria”, afirma André Luiz Cavalcanti e Cavalcante, responsável pela Coordenadoria de Suporte e Voto Informatizado (Cosup) do TRE-BA. Por isso, foi preciso ampliar a quantidade para mais 29 cidades no estado. “Essas zonas estavam determinadas a fazer a revisão, segundo pedido da Corregedoria [TRE]. Mas não queríamos deixar parte da cidade de uma zona com biometria e outra sem”, aponta.

Os novos municípios que adotam o método de identificação de voto são: Ipiaú, Ibirataia, Barra do Rocha, Senhor do Bonfim, Andorinha, Paripiranga, Adustina, Santo Antônio de Jesus, Dom Macedo Costa, Varzedo, Coribe, Cocos, Jaborandi, Ubaitaba, Gongogi, Aurelino Leal, São Desidério, Catolândia, Canavieiras, Una, Muritiba, Cabaceiras do Paraguaçu, Governador Mangabeira, Encruzilhada, Ribeirão do Largo, Cândido Sales, Arataca, São José da Vitória e Buerarema. O TRE já estuda um novo formato para fazer o recadastramento biométrico em Salvador. Para as eleições de 2014, votam pela biometria 21 milhões dos mais de 143 milhões de eleitores do país (dos quais 14 milhões pela primeira vez). Do Portal G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas