Ícone do site Jornal da Chapada

MP pede que Uneb anule matrículas de quatro alunos por fraude em cotas

Promotoria diz que eles violaram uma das exigências da reserva de vagas | FOTO: Reprodução |

Quatro alunos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) são denunciados pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) pelo crime de falsidade ideológica de documento público para violar o sistema de cotas da instituição de ensino superior. O MP pede a anulação das matrículas dos estudantes, que são um homem e quatro mulheres. Eles cursam Direito no campus de Brumado, no sudoeste da Bahia. A denúncia foi oficializada na última quinta- feira (7). Os alunos foram matriculados entre 2012 e 2013 ocupando as vagas reservadas aos negros e indígenas. Contudo, de acordo com a Promotoria, nenhum deles atendia ao limite legal de quatro salários mínimos de renda familiar, uma das exigências para se enquadrar na vaga de cotas.

A denúncia considerou o que determina o Conselho Universitário da Uneb, que diz que os alunos que não se enquadrarem nos requisitos das cotas podem ser eliminados do processo seletivo ou ter a matrícula anulada, podendo resultar até em infração penal, como falsidade ideológica de documento público. A assessoria de imprensa afirma que a Uneb tem ciência da recomendação do MP, mas ainda não há uma definição do posicionamento. O pedido foi entregue, na quinta-feira (7), na Reitoria. O prazo é de 10 dias úteis para informar ao MP as medidas adotadas para cumprir a recomendação. Do Portal G1.

Sair da versão mobile