Ícone do site Jornal da Chapada

Morte trágica de Eduardo Campos muda cenário eleitoral e suspende pesquisa Datafolha

campos
A morte de Campos suspendeu a pesquisa eleitoral que o Datafolha estava colocando nas ruas nestes dias | FOTO: Reprodução |

A morte trágica do candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, num acidente aéreo nesta quarta-feira (13), muda o cenário eleitoral no país. Sua candidata a vice, Marina Silva, passa a ser a virtual candidata à Presidência. Marina obteve uma expressiva votação nas eleições de 2010 – 19.636.359 -, com 19,3% da preferência do eleitorado, e se transforma agora numa forte candidata. Aliás, a morte de Eduardo Campos suspendeu a pesquisa eleitoral que o Datafolha estava colocando nas ruas nestes dias.

O jornal britânico “Financial Times”, em matéria que está destacada no site, também acredita que a morte de Campos “muda o cenário das eleições mais concorridas em mais de uma década”. Segundo a reportagem, embora pesquisas colocassem Campos em terceiro lugar na corrida ao Palácio do Planalto, “analistas tinham a expectativa de que o esquerdista amigável ao empresariado ganhasse mais votos com o início da campanha televisiva oficial”. O texto aponta que algumas pessoas previam uma aliança do ex-governador de Pernambuco com o candidato do PSDB, Aécio Neves, contra a presidente Dilma Rousseff (PT), em um provável segundo turno.

Matéria do jornal britânico | FOTO: Reprodução |

O “Financial Times” também relata que o mercado de capitais passou por grande instabilidade após a notícia. Segundo o veículo, os investidores tiveram dificuldade em determinar se a morte de Campos tornaria uma vitória da oposição mais provável ou menos. Enquanto isso, o Ibovespa caiu 2.1 pontos. Às 15h40, o índice apontava queda de 1,37%. A reportagem destaca ainda que analistas preveem o uso político do acidente por candidatos a diversos cargos nas eleições de outubro. Com informações do Jornal Brasil e Terra Magazine.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas