Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Imagem da Globo fica congelada com candidato do DEM por 24 horas

arquivo
Imagem da propaganda de Paulo Souto, que ficou congelada na TV Oeste, retransmissora da Globo | FOTO: Divulgação/Arquivo Pessoal |

A TV Oeste, retransmissora da Rede Globo no oeste da Bahia, passou ao menos um dia veiculando uma imagem congelada do candidato a governador Paulo Souto (DEM) para aparelhos da região de Bom Jesus da Lapa (a 796 km de Salvador). Segundo a Rede Bahia, proprietária da TV Oeste que retransmite a emissora na região, uma falha técnica do equipamento receptor de satélite instalado na cidade motivou o congelamento da imagem, que começou na terça-feira (16). Com a falha, o sinal da transmissão da TV aberta na cidade “ficou sem áudio e com a última imagem veiculada congelada”.

Nas TVs da região, a imagem em questão mostrava um trecho do programa eleitoral em que Souto abraça uma eleitora em um evento de campanha. O número do partido não aparece na tela. O problema só foi solucionado na tarde desta quarta-feira (17), após uma equipe da TV Oeste ser deslocada para a região. O receptor de satélite que teve a falha técnica engloba as cidades de Bom Jesus da Lapa, que tem 69 mil moradores, e Sítio do Mato, com 13 mil.

LAÇOS FAMILIARES
Liderando a corrida eleitoral na Bahia, segundo pesquisa Ibope divulgada em 10 de setembro, Paulo Souto enfrenta nas urnas Rui Costa (PT), candidato do governador Jaques Wagner, e a senadora Lídice da Mata (PSB). Souto tem como principal cabo eleitoral o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), cuja família é sócia majoritária da Rede Bahia. Diante da situação, a coligação de Rui Costa informou que irá entrar com representação na Justiça Eleitoral nesta quinta-feira (18).

“É um desequilíbrio na eleição. A população da região ficou obrigada a ficar olhando a imagem do adversário”, disse o advogado da coligação Adriano Soares da Costa. Segundo o advogado, a coligação vai solicitar que a TV Oeste seja retirada do ar por 24 horas –sanção prevista na legislação eleitoral por uso indevido dos meios de comunicação.

OUTRO LADO
Em nota, a Rede Bahia informou que a falha do equipamento receptor de satélite não teve “qualquer intervenção humana”. “O equipamento tecnológico é suscetível a falha técnica, o que pode ocasionar o efeito de congelamento da última imagem exibida sem sinal de áudio ou movimento de vídeo, inclusive como neste caso”, informou a emissora.

A Rede Bahia disse não saber por quanto tempo a imagem ficou congelada com a imagem do candidato, pois foi notificada por telespectadores somente na manhã desta quarta-feira (17). Moradores de Bom Jesus da Lapa, contudo, informam que o problema se estendeu por ao menos um dia. “Tentei sintonizar na terça, mas a TV estava congelada numa imagem de política”, disse à Folha de São Paulo, Lucas Ferreira, 19, atendente de uma farmácia da cidade. Segundo a retransmissora, a falha foi corrigida após atuação presencial de técnicos especializados, que foram deslocados da cidade de Barreiras, a cerca de 260 km de Bom Jesus da Lapa. Extraído da Folha OnLine.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas