Ícone do site Jornal da Chapada

Sema e Inema combatem incêndios no oeste do estado e na Chapada Diamantina

sema e inema
Existem focos de incêndios florestais nas cidades de Livramento, Rio de Contas, Igatu, Jaborandi e São Desidério | FOTO: Reprodução/Arquivo |

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) estão combatendo focos de incêndios florestais nas cidades de Livramento, Rio de Contas, Igatu, Jaborandi e São Desidério. A ação está sendo conduzida por técnicos da Operação Bahia sem Fogo e dos subcomitês de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais locais. Nas cidades de Livramento e Rio de Contas o combate está sendo feito por técnicos do Inema e da Operação Bahia sem Fogo, além de brigadistas e voluntários. Cerca de 20 homens do Corpo de Bombeiros de Jequié e quatro veículos tracionados da Sema estão sendo deslocados para o local para ajudar na ação. Em Igatu também há focos de incêndios, que também já estão sendo combatidos. Para amenizar a situação, o Inema disponibilizou um recurso por meio de convênio com a Brigada Comunitária “Gaviões da Chapada”, no valor de R$ 30 mil, para operacionalizar questões referentes a logística e operacionalização.

No oeste do estado há registro de incêndios nas cidades de Jaborandi, que estão sendo combatidos por técnicos do Inema, além de membros da Brigada de Voluntários do Ibama (Prevfogo), e São Desidério, onde o subcomitê local conta com reforço de brigadistas e de uma aeronave da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). A Sema informa ainda que está disponibilizando um helicóptero e uma aeronave para auxiliar o combate nos locais atingidos.

Comitê
Diante da necessidade de intensificar as ações de combate aos incêndios florestais, em 2009 o Decreto nº 11.559 instituiu o Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais da Bahia, com a participação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que o coordena através do Inema, Casa Militar do Governador, das secretarias da Segurança Pública, da Saúde (Sesab), de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), da Educação (SEC), da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), de Turismo (Setur) e do Comando de Operações de Bombeiros Militares.

Em 2013 foram instituídos os subcomitês da Região da Chapada Diamantina e Região Oeste. Eles são formados por representantes do Inema, Corpo de Bombeiros, municípios e brigadas voluntárias. As ações conjuntas desses entes marcaram um novo tempo na história da população dessas regiões, que em todos os anos testemunhava a perda da agricultura, animais e até de suas casas, como ocorreu no ano passado.

Bahia Sem Fogo
O Programa Bahia Sem Fogo, criado em 2010, vem capacitando os brigadistas voluntários com cursos que incluem, em conteúdo programático, aulas práticas e teóricas de prevenção, fiscalização, educação ambiental, primeiros socorros e combate a incêndios florestais. Neste ano foram formadas 17 novas brigadas voluntárias, somando um total de 57, com o efetivo de 627 brigadistas, distribuídos nas regiões da Chapada Diamantina, Oeste e no Norte da Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas