Ícone do site Jornal da Chapada

Inspirada em projeto mineiro, Bahia terá roteiro turístico para Estrada Real na Chapada

imagem
O nome do roteiro ainda não está definido, pois o estado de Minas Gerais registrou o nome “Estrada Real” para o seu próprio projeto e a Setur ainda não sabe se poderá ser utilizado | FOTO: Reprodução |

A secretaria de Turismo da Bahia (Setur) lançará mais uma Zona Turística no estado, que irá se juntar às 13 já existentes. Esta será voltada para a região da Chapada Diamantina e vai resgatar a Estrada Real aberta pela Coroa Portuguesa no século XVII para unir a Bahia com Minas Gerais. O projeto é semelhante ao já existente no estado do sudeste e que gera um lucro de R$ 15 bilhões aos vizinhos em turismo e licenciamento de produtos. “Nós descobrimos que o primeiro trecho dela, que vai de Jacobina a Rio das Contas, ainda existe: calçamento, tendas, capelas antigas no meio do mato, pousadas onde passavam as carruagens. Está tudo lá”, disse Pedro Galvão, titular da Setur. De acordo com o secretário, a estrada passa por 15 cidades e o projeto é de que seja o maior roteiro turístico da Bahia, atraindo um público diverso. “O foco vai ser em europeus que tem um maior interesse em roteiros históricos, como poloneses, ingleses e espanhóis”, frisou.

| FOTO: Reprodução/Google |

Segundo o gestor, será firmado um convênio entre a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e a Setur para formar um Instituto da Estrada Real, responsável por administrar a zona. “O governo do estado não vai gastar nada, vamos fazer o levantamento do que vai ser necessário com os técnicos da CBPM”, afirmou Galvão, sem especificar o prazo de finalização da etapa. Já o nome do roteiro ainda não está definido, pois o estado de Minas Gerais registrou o nome “Estrada Real” para o seu próprio projeto e a Setur ainda está em contato para saber se ele poderá ser utilizado. O secretário afirmou que caso não seja possível, o roteiro será chamado de “Caminhos Reais da Bahia”. Extraído do Bahia Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas