Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Sema realiza ações ambientais durante Festival de Lençóis

sema
A participação no evento será por meio de uma exposição com imagens das 14 Unidades de Conservação da Bahia | FOTO: Meramente Ilustrativa/Setur |

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) estará presente no 16º Festival de Lençóis, que acontece desta sexta-feira a domingo (9 a 12), na Chapada Diamantina. A participação no evento será por meio de uma exposição com imagens das 14 Unidades de Conservação da Bahia, além de oficinas ambientais que buscam fomentar e sensibilizar a comunidade e turistas para a necessidade da preservação dos recursos ambientais. As fotos que irão compor a mostra, no Teatro de Arena, são do fotógrafo baiano Rui Rezende. Entre elas, destaque para o registro da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra Branca/Raso da Catarina, delimitada pelos municípios de Paulo Afonso, Jeremoabo, Canudos e Macururé, com muitas rochas e cânions que, esculpidos pela ação do tempo e da erosão, formam imensos obeliscos.

Também há ainda imagens do Parque Estadual Sete Passagens, – situado no município de Miguel Calmon, em região de montanhas, com excepcionais belezas cênicas, além de potencial hídrico de importância para as comunidades tradicionais do polígono da seca. Os visitantes poderão contemplar ainda registros da Serra do Conduru, localizado nos municípios de Ilhéus, Uruçuca e Itacaré, no sul do estado, região rica em biodiversidade da fauna e flora, riachos e cachoeiras de águas cristalinas, e o Monumento Natural Cachoeira do Ferro Doido, em Morro do Chapéu, visitado constantemente pelos adeptos de esportes radicais, que aproveitam as quatro quedas d’água no local, com 118 metros de altura.

Intercâmbio
O Festival terá também oficinas realizadas por instituições que trabalham para a preservação ambiental da Chapada – a exemplo do Grupo Ambientalista de Lençóis (GAL) e a Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (BRAL). A iniciativa se dará por meio do Projeto Cidade Musical, que há um ano desenvolve na região um calendário artístico/cultural, buscando estabelecer o intercâmbio entre grupos musicais de Salvador e da comunidade local em praça pública.

O coordenador do Projeto Cidade Musical, Luciano Silva, diz que a ideia é abrir um espaço sócio-ambiental dentro do maior evento musical da região, para que as iniciativas ambientais existentes na Chapada dialoguem com a arte e a cultura, o que resultará numa valiosa contribuição educativa para a cidade, que abriga o importante Parque Nacional da Chapada Diamantina, guardião de muitas riquezas naturais.

O Festival de Lençóis recebe grandes nomes da música local e nacional. O evento é uma oportunidade para fomentar o turismo e contribuir para o desenvolvimento econômico e socioambiental da região. A realização é da Pau Viola Produções, com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Sema, Bahiatursa e apoio da prefeitura de Lençóis.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas