Chapada: Governo lança o Programa Bahia Sem Fogo no Festival de Lençóis; confira imagens

Postado em out 14 2016 - 9:52am por Jornal da Chapada
foto67

População participa do ato de lançamento do programa na Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação/Secom |

O Programa Bahia Sem Fogo 2016 foi lançado na quinta-feira (13) em Lençóis, na Chapada Diamantina, durante a abertura do 18º Festival de Lençóis, quando também foi lançado, na Câmara de Vereadores do município, o livro “Unidades de Conservação da Bahia”. O Bahia Sem Fogo tem como objetivo fortalecer e promover novas ações de combate aos incêndios florestais na Chapada. Durante o evento de lançamento do programa, o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, anunciou o monitoramento aéreo de focos de incêndios, com helicópteros e aviões, na região.

De acordo com o titular da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a ação é um acolhimento às demandas do Corpo de Bombeiros, brigadista voluntários e integrantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. “Todo esse processo dá uma grande eficácia na prevenção de incêndios florestais, evitando o aumento dos custos e, principalmente, o impacto ambiental”. Um helicóptero, locado pelo Governo do Estado, é utilizado para a realização do monitoramento por parte do Corpo de Bombeiros. Inicialmente usado para identificar focos de incêndio, a aeronave está preparada para iniciar combate em casos de constatação de queimadas.

duas

Atuação do Corpo de Bombeiros na região da Chapada | Mateus Pereira/GOVBA |

“As ações são feitas em dois turnos, com o intervalo de duas horas a cada dia. A aeronave sai do aeroporto de Lençóis com bombeiros a bordo, equipados para o combate de incêndio”, destaca o sub comandante do 11º Grupamento de Bombeiros Militares, major Jean Vianey. A iniciativa também integra as ações do Bahia sem Fogo, iniciadas em setembro, antes mesmo do lançamento oficial da edição 2016 do programa, cujo objetivo é prevenir as ocorrências de incêndio a partir da conscientização das pessoas que moram e visitam a Chapada e o Oeste da Bahia, justamente no período de seca nessas duas regiões.

Para Spengler, embora o Festival de Lençóis seja uma forma de valorizar a cultura local, este ano, em especial, o evento marca mais uma ação de preservação ambiental intensificada pelo Governo do Estado. Entre as estratégias adotadas estão as oficinas de educação ambiental realizadas em toda Chapada Diamantina. Conhecidas como Caravana Bahia Sem Fogo, as atividades visam orientar professores, agricultores, estudantes e demais cidadãos sobre como evitar as queimadas, através de visitas de representantes da Sema, do Inema, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Sec) e o Corpo de Bombeiros.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.