Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeita de Itaetê é derrotada nas urnas pela oposição

itaete 33
Valmir com lideranças políticas de Itaetê: Valdes Brito e Nestor do Fórum | FOTO: Reprodução |

O resultado das urnas no município de Itaetê, na Chapada Diamantina, indica que o candidato a prefeito que vai medir forças com a prefeita Lenise Estrela (PSB), em 2016, está no grupo de oposição liderado pelos deputados Valmir Assunção (PT-BA), Marcelo Nilo (PDT) e pelo deputado eleito Eduardo Sales (PP). Segundo o mapa eleitoral da cidade, o federal petista Valmir, que também é membro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Bahia, foi apoiado pela militância e por lideranças como Luciano Passos, Nestor do Fórum, Valdes Britto, o ex-prefeito Bolota e os vereadores Jorge de Teodoro e Gerinaldo Conceição.

Lideranças políticas de Itaetê durante ato de campanha para as eleições de 2014 | FOTO: Reprodução/Facebook |

Assunção obteve 2.158 votos, o que equivale a 33,22% dos votos válidos, enquanto Eduardo Sales e Marcelo Nilo obtiveram 1.569 (23,78%) e 760 (11,52%) respectivamente. Vale Salientar, que o casal Jorge e Lenise Estrela amargaram uma maior derrota política, já que pela primeira vez, o deputado federal Juthay Magalhães Júnior (PSDB) perdeu no município para o candidato Valmir Assunção, que foi apoiado pela oposição. “A gestora pública de Itaetê e seu marido estavam tão confiantes na vitória que apoiaram três candidatos a deputado estadual: Marcelino Galo [PT], Fábio Souto [DEM] e Rodrigo Hita [PSB], porém, a soma dos candidatos a estaduais da oposição, que foram Marcelo Nilo e Eduardo Sales dá um banho de votos nos candidatos da prefeita e do seu marido”, destaca o presidente do PT, Nestor do Fórum, em contato com o Jornal da Chapada.

O federal Jutahy Magalhães com a prefeita Lenise, o marido dela Jorge Estrela e o candidato a estadual Fábio Souto | FOTO: Reprodução/Facebook |

Se somar os votos dos candidatos a estaduais apoiados pela oposição, Valmir Assunção, Lúcio Vieira Lima, Daniel Almeida e Roberto Brito, o candidato da prefeita Lenise, Jutahy, perde feio. A maior vergonha da prefeita foi a votação da candidata ao governo Lídice da Mata (PSB), que também é líder do seu partido na Bahia e que só obteve 57 votos nas urnas de Itaetê. Vale destacar também que a oposição à prefeita Lenise Estrela vestiu ainda a camisa da chapa majoritária do PT, dando a Rui Costa 55,6% dos votos, a Otto Alencar 60,52% dos votos e 74,71% dos votos à candidata Dilma Rousseff, ganhando também dos candidatos da prefeita que foram Paulo Souto, Geddel Vieira Lima e Aécio Neves.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas