Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador: Ação contra o câncer de mama volta a atender mulheres em São Cristóvão

saude
Outubro Rosa movimenta São Cristóvão com ação contra o câncer de mama | FOTO: Divulgação/MAIS |

Assim como as ações do movimento nacional “Outubro Rosa”, que seguem até o final do mês em todo o Brasil, a capital Salvador também aderiu à programação envolvendo mulheres do bairro de São Cristóvão. Entre a segunda (13) e a sexta-feira (17), a atividade social em apoio ao movimento foi realizada com atendimentos individuais a mais de 800 mulheres em balcão instalado no Hiper Bom Preço do Salvador Norte Shopping. Em sua terceira edição, a iniciativa é do Movimento de Articulação e Inclusão Social (Mais), uma organização social, civil e pública sem fins lucrativos, que vem, todo ano, aumentando a adesão ao ‘Outubro Rosa’.

De acordo com a presidente do Mais, Cláudia Oliveira, “é fundamental chamar a atenção das mulheres para essa enfermidade que causa a morte de centenas de pessoas. A ação é conscientizar as mulheres acima de 40 anos da importância da mamografia e da ida ao ginecologista uma vez por ano. É preciso levar mais informações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Assim, daremos mais chances das mulheres tratarem cedo e evitar que a doença se desenvolva”.

O serviço gratuito de assistência social busca modificar a realidade por meio da conscientização de que o câncer de mama é um problema de saúde pública. “A saúde em geral sempre foi negligenciada, melhorou muito nos últimos anos, mas ainda é mínimo o atendimento à mulher”, completa a presidente do Mais. Essa ação contou mais uma vez com o apoio da Faculdade Unime, que, inclusive, disponibilizou estudantes da área de saúde para o atendimento, além da participação do Grupo Kroton, Projeto de Formação Profissional, Oikos, Colibris, Hiper Bom Preço e Associação das Mulheres da Paz de São Cristovão.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas