Ícone do site Jornal da Chapada

Mapa revela mistura de votos e mostra pouca diferença entre Nordeste e Sudeste

outra
O resultado desmente a ideia de separação entre Nordeste e Sudeste | FOTO: Reprodução/Correio |

Cansado das manifestações preconceituosas publicadas nos sites de redes sociais neste domingo (26) após o resultado das eleições de 2º turno, o historiador econômico e pesquisador da Unicamp Thomas Conti criou um novo mapa. A imagem, compartilhada por mais de 20 mil pessoas no Facebook mostra a proporção de eleitores no país que votaram na candidata vitoriosa DIlma ROusseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). O resultado desmente a ideia de separação entre Nordeste e Sudeste e evidenciam que os votos estão mais distribuídos do que se imaginam. “Os gráficos que foram veiculados distorcem o cenário eleitoral: dezenas de milhões de nordestinos não votaram na Dilma, dezenas de milhões do sudeste não votaram no Aécio”, defende.

Ódio e racismo
A expressiva votação do Nordeste favorável à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) neste domingo (26) provocou uma enxurrada de manifestações de agradecimento e de críticas à região. Piadas, comentários racistas e manifestações de apoio deixaram os termos nordeste e nordestino entre os mais citados nos sites de redes sociais.

Na Bahia
Na capital, a petista teve mais 900 mil votos, índice de aproximadamente 67%, contra os 48% recebidos em 5 de outubro. No restante da lista das maiores cidades baianas, Dilma ganhou em nove delas. Em três, descontando brancos, nulos e o percentual de abstenção, a presidente obteve índice superior a 70%: Lauro de Freitas, Juazeiro e Jequié. Em outras quatro, acima de 60%. Foram elas Feira de Santana, Camaçari, Barreiras e Alagoinhas. No total, a petista perdeu apenas em cinco dos 417 municípios baianos: Eunápolis, Luís Eduardo Magalhães, Itapetinga, Vitória da Conquista e Buerarema. Do Correio 24h.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas