Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Rio de Contas abriga projeto “Sons Diamantinos” neste final de semana

rio contas
Essa ação acontecerá em várias cidades da Chapada com toda a programação gratuita e aberta ao público | FOTO: Reprodução/Site Riquezas e Proezas |

Contemplado pelo edital setorial de música da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), o projeto “Sons Diamantinos” chega nesta sexta-feira (31) e fica até o domingo (2), no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. O projeto terá sua apresentação e intervenção musical já nesta sexta e as oficinas com os músicos Matheus Dantas e Mauro Calandra acorrem no sábado e domingo. Essa ação acontecerá em várias cidades da Chapada com toda a programação gratuita e aberta ao público.

A intervenção musical também será aberta ao público, utilizando instrumentos musicais construídos a partir dos materiais reciclados e sucatas, a programação começa no final da tarde desta sexta, no largo da Igreja de Santana. Já no sábado, a oficinal de construção de instrumentos será durante todo o dia, começando às 9h e indo até às 12h com intervalo e sequência das 14h às 17h, no Espaço Imaginário. No domingo, a oficina de improvisação musical terá o mesmo cronograma do sábado e no mesmo local.

O projeto já teve a sua primeira etapa em Lençóis e, depois de Rio de Contas, acontecerá em Palmeiras, Tejuco e Piatã | FOTO: Divulgação |

Sobre o projeto
O projeto Sons Diamantinos nasceu do encontro de dois músicos, Matheus Dantas e Mauro Calandra, pesquisadores interessados na arte da construção de instrumentos musicais tradicionais, e da livre criação de objetos plástico/sonoros. A partir deste encontro, Mateus Dantas e Mauro Calandra idealizaram as oficinas gratuitas de criação/construção de instrumentos musicais e objetos sonoros, além da prática musical através de jogos de improvisação e sensibilização da percepção sonora.

O projeto já teve a sua primeira etapa em Lençóis e, depois de Rio de Contas, acontecerá em Palmeiras, Tejuco e Piatã. As oficinas serão gratuitas, oferecidas principalmente para professores, formadores e multiplicadores, sendo abertas também a todos os interessados. As fichas de inscrições estão disponíveis no Espaço Imaginário de Rio de Contas até o dia 1º de novembro.

Jornal da Chapada

Confira vídeo promocional

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas