Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Nova edição do Halloween do CCAA em Itaberaba reúne estudantes para “noite de terror”

ccaa1
As meninas capricharam nos looks e nas maquiagens para o Halloween… | FOTO: Jornal da Chapada |

O final de semana para dezenas de crianças e adolescentes do município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, foi marcado pela realização da 18ª edição da festa de Halloween do curso de idiomas CCAA/Itaberaba. Este ano, a festa aconteceu na própria sede do curso, localizada na Avenida Rio Branco, no centro da cidade, e contou com a presença de alunos, pais, amigos e familiares dos sócios-proprietários da escola, os professores Manoel Parisio Ferreira e João Libério de Oliveira Junior. O evento aconteceu no sábado, dia 1º de novembro, um dia depois do Dia das Bruxas, comemorado em 31 de outubro. Mais uma vez, o Halloween do CCAA expôs a criatividade dos alunos, professores e familiares, que compareceram devidamente a caráter.

…cada uma queria se mostrar mais assustadora que a outra | FOTO Jornal da Chapada |

“A própria matriz do curso CCAA nos orienta a divulgar a cultura do calendário norte-americano dentro do curso de inglês, isso é uma forma de aproximar a criançada e despertar o interesse, sem falar, que através dessas festas surgem novos alunos. Até então, a cidade de Itaberaba nunca teve nenhum evento referente ao Halloween que é a comemoração do Dia das Bruxas nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa”, informa Manoel Parisio Ferreira. Segundo historiadores, uma versão antiga da festa surgiu na Europa, muitos anos antes de Jesus Cristo. Inicialmente, o Halloween era celebrado como um ritual celta na noite do dia 31 de outubro, que simbolizava o início do Samhain (que significa final do verão), marcado o fim da colheita, o início do inverno e as comemorações do ano novo celta.

Professores e grupo de apoio também entraram no clima da festa em Itaberaba | FOTO: Jornal da Chapada |

As crianças e familiares entraram no clima e em meio a uma “decoração macabra” nas cores, preto, roxo, verde e laranja, com a utilização de abóboras iluminadas, réplicas perfeitas de aranhas, morcegos, bruxas, esqueletos, vampiros, monstros e muitas travessuras e gostosuras foi possível observar as fantasias e maquiagens assustadoras. A grande novidade este ano foi a volta da romaria trick or treat (travessuras ou gostosuras?), onde a criançada acompanhada pelos pais, professores e apoiadores da iniciativa percorreram o grande logradouro visitando as residências e enchendo os caldeirões de balas e guloseimas. Esse ritual tem origem nos tempos medievais. Mais uma vez a festa fez sucesso entre os alunos de várias faixas etárias.

O bolo da Noiva de Chuck foi da Confeitaria Amor com Açúcar | FOTO: Jornal da Chapada |

“A festa está o máximo, o DJ é ótimo e os doces são muito gostosos. É a primeira vez que estou participando, no ano passado não pude estar presente devido a festa de aniversário do meu primo”, disse Maria Eduarda Palma Nunes (8), aluna do CCAA, da turma PCK 2.01. “Acho importante porque, como aluna do CCAA estou imergindo na cultura americana e, ao mesmo tempo, praticando por meio das expressões usadas durante a Festa de Halloween”, lembra a aluna Érica Borges, do PEC 4.

Os alunos e familiares se divertiam ao pousar para as fotos | FOTO: Jornal da Chapada |

Durante o evento, uma discoteca comandada pelo DJ Adson Bras fez as crianças dançarem ao som de hits americanos de arrepiar como “Thriller” do saudoso Michael Jackson, “Disturbia” da irreverente Rhiana e “Monster” da polêmica Lady Gaga, entre outros. “É importante para o aluno de cursos de inglês identificar as festas populares do calendário inglês e, durante o Halloween do CCAA, as crianças descobrem a origem da festa que se tornou uma data especial nos Estados Unidos, além, é claro, de promover uma integração salutar das crianças com a família e professores”, conclui o médico Andrigo Rezende Azevedo, pai de dois alunos que também estiveram no evento.

Confira mais imagens:

1 / 14
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas