Ícone do site Jornal da Chapada

Yulo pede atenção à luta indígena e proteção ao Cacique Babau

yulo
O deputado estadual Yulo Oiticica (PT) | FOTO: Divulgação |


Em visita realizada no último sábado (1) à tribo Tupinambá da Serra do Padeiro, no município de Buerarema, sul do Estado, o deputado estadual Yulo Oiticica (PT), ao lado da Delegação da União Europeia no Brasil e da secretária estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Ariselma Pereira, chamou atenção para a luta história enfrentada pelos povos indígenas na demarcação de terras e intensos conflitos com fazendeiros ocorridos na região. “É necessário que a Justiça seja feita e que seja capaz de preservar as terras, cultura e direitos dos povos indígenas, que construiu a identidade cultural e histórica do nosso país, garantindo a eles a paz”, disse Yulo.

Em apelo, Oiticica falou das constantes ameaças enfrentadas pelo Tupinambá, Cacique Babau, símbolo da luta indígena no Brasil que, embora pertença ao Programa Nacional de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos é “caçado todos os dias”. “Nós não podemos permitir que Babau seja assassinado e isso pode acontecer a qualquer momento. Não podemos aceitar que, ainda aqueles que são os capangas de ordem, estejam caçando esse companheiro. É preciso paz e proteção à este líder”, alertou.

Yulo lembrou ainda da recente prisão do Cacique, acusado injustamente como suspeito de crime sem provas. “Babau não pode ser punido por fazer da tribo que ele comanda uma referência de liderança do movimento social nacional”, justificou. A delegação, formada pela Áustria, Bélgica, Itália, Suécia, Eslovênia, Finlândia e Espanha, entre outros países, conheceu os costumes e traições da tribo tupinambá e avanços e desafios da causa dos povos tradicionais.

Também participaram da visita movimentos indígenas de diversas regiões, que entregou à Delegação algumas das suas reivindicações. A ação foi promovida pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Delegação da União Europeia no Brasil, com o apoio da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas