Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Agricultores familiares de Pintadas são capacitados para o uso da homeopatia animal

foto
A EBDA é pioneira no país na utilização da homeopatia animal, conjugando pesquisa e assistência técnica | FOTO: Reprodução/EBDA |

Agricultores familiares do município de Pintadas participam do curso Uso da homeopatia no manejo sanitário de animais (bovinos leiteiros, ovinos e caprinos). A homeopatia animal, além de prevenir e tratar doenças que ameaçam a sanidade do rebanho, não contamina o meio ambiente, os animais, a carne, o leite e quem manuseia o medicamento. A capacitação promovida pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) teve início na terça-feira (4) e encerra nesta quinta-feira (6). O médico veterinário da empresa, Antônio Vicente Dias, especialista em homeopatia animal e responsável pelo curso, destaca que o uso da homeopatia no manejo sanitário permite que os produtos sejam mais saudáveis, por serem livres de resíduos químicos. “A homeopatia animal tem por princípio restabelecer a saúde do animal de maneira equilibrada”.

Nos três dias de curso, dividido entre aulas teóricas e práticas, Vicente Dias aborda a homeopatia com foco em seus dados históricos e a perspectiva de futuro. Também orienta quanto à utilização da homeopatia na pecuária, com exemplos de casos específicos aplicados em animais leiteiros. Na aula prática, os agricultores familiares aprendem a prevenir e controlar as mamites (Inflamação das glândulas mamárias). “Através do curso, os participantes poderão ampliar e aperfeiçoar a prática e repassar o conteúdo para outros produtores”, explica Dias.

Referência
A EBDA é pioneira no país na utilização da homeopatia animal, conjugando pesquisa e assistência técnica. Em 2013, mais de 500 agricultores familiares foram capacitados para desenvolver a técnica no Estado. A utilização de homeopatia na pecuária, além de eficiente no combate e prevenção de doenças do rebanho, pode reduzir em mais de 80% os gastos com produtos veterinários de origem alopática (medicamento tradicional).

Os trabalhos de pesquisa com o uso da homeopatia na EBDA iniciaram em 2003. Os experimentos acontecem na Estação Experimental de Aramari, na região de Alagoinhas, e na Estação Experimental de Caraíbas, na região de Juazeiro. “As estações experimentais da empresa podem ser as únicas no mundo que utilizam homeopatia e produção orgânica”, ressalta o médico veterinário Antônio Dias, responsável por implantar a técnica na EBDA.

Resultado
O agricultor Tomohide Takename (56), morador do município de Mata de São João, resolveu mudar a forma de cuidar do seu rebanho e lavoura, adotando a homeopatia em substituição ao uso dos agrotóxicos. “A partir do suporte técnico da EBDA, consegui enxergar a importância de combater as doenças do meu rebanho com os produtos naturais e, com isso, aumentei minha produção de leite e carne”, observou.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas