Ícone do site Jornal da Chapada

Dilma: investigação da Petrobras nos EUA é regra do jogo

Presidenta Dilma Rousseff |FOTO: Divulgação|
Presidenta Dilma Rousseff |FOTO: Divulgação|

A presidente Dilma Rousseff mostrou naturalidade sobre as investigação criminal aberta por órgãos dos Estados Unidos sobre a Petrobras, ao comentar o assunto nesta quarta-feira, 12, em entrevista concedida em Doha (Catar), onde fez escala antes de seguir viagem para a Austrália, onde participará da reunião de cúpula do G-20.

“Isso faz parte das regras do jogo”, disse a presidente. A estatal é investigada por suspeita de corrupção por ter ações negociadas na Bolsa de Nova York. As companhias com papéis no mercado americano estão sujeitas ao Ato sobre Práticas de Corrupção Estrangeira (FCPA, na sigla em inglês). A legislação que tenta coibir o pagamento de propina de maneira indireta ou indireta a funcionários públicos para obtenção de vantagens em contratos.

Na visão da presidente, empresas cotadas na bolsa de valores de Nova York tem que prestar contas. “Além disso os EUA tem que investigar se tem cidadão americano envolvido em irregularidades”, completou a presidente, que deve embarcar ainda hoje para Brisbane para a reunião de Cúpula do G-20.

O jornal Financial Times publicou matéria no último domingo, 9, afirmando que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação criminal sobre a Petrobras e que a Securities and Exchange Comission (SEC, órgão do governo norte-americano que regula o mercado de capitais) realiza uma investigação civil. O Departamento de Justiça “não confirma nem nega” a investigação das denúncias em relação à companhia brasileira. Já a SEC não comenta o caso. Extraído da Agência Estado

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas