Ícone do site Jornal da Chapada

Capoeiristas baianos têm incentivo para ingressar na Universidade

A roda de capoeira é reconhecida como patrimônio cultural pelo Iphan desde 2008 |FOTO: Arquivo / Jornal da Chapada|

capoeita
O processo seletivo ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro, em local a ser divulgado | FOTO: Reprodução |

Capoeiristas de todo o Estado, que pretendem ingressar em um curso superior, contam com incentivo para entrar na Universidade. Por meio de uma parceria entre a Secretaria do Turismo do Estado (Setur), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e as faculdades Regional da Bahia (Unirb) e São Salvador, mil esportistas terão o Fies totalmente aprovado por essas instituições de ensino. As inscrições podem ser realizadas no Escritório Internacional de Capoeira e Turismo da Setur, no Forte da Capoeira, no Santo Antônio Além do Carmo, de quinta-feira (13), até o dia 28/11 (sexta-feira). Já o processo seletivo ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro, em local a ser divulgado.

O Fies dá acesso a 27 cursos nas áreas de administração, direito, bacharelado e licenciatura em educação física, odontologia, enfermagem, fisioterapia, nutrição e pedagogia, além de serviço social, turismo, jornalismo, fonoaudiologia, biomedicina, ciências contábeis e administração pública. Também são ofertados cursos nas áreas de engenharia química, engenharia de produção (energia) e engenharia ambiental e sanitária.

O subsecretário do Turismo da Bahia, Benedito Braga, destaca a importância do Fies: “É um instrumento para o acesso de centenas de jovens e adultos ao ensino superior”, afirma. “O crescimento de uma nação passa pela educação. A taxa líquida de jovens entre 18 e 24 anos que está cursando o ensino superior é inferior a 20%, índice aquém do de países da América Latina como Argentina, Colômbia e Chile. O Fies facilita a formação de profissionais e contribui para que o Brasil cumpra a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) de formar 10 milhões de pessoas até 2020”.

Os capoeiristas podem obter mais informações pelos telefones: (71) 3116-4130/3117-1492 ou na fanpage do Escritório (facebook.com/capoeiradabahia). Fies – O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo Federal, dirigido pelo Ministério da Educação, destinado a financiar a graduação superior de estudantes matriculados em instituições de ensino não gratuitas. Nesta modalidade, o Fies financia 100%, com taxas de juros de 3,4% ao ano.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas