Ícone do site Jornal da Chapada

Morre, aos 85 anos, o ex-ministro e médico Adib Jatene

Ex-ministro da Saúde e diretor-geral do Hospital do Coração (HCor), Adib Jatene |FOTO: Divulgação|
Ex-ministro da Saúde e diretor-geral do Hospital do Coração (HCor), Adib Jatene |FOTO: Divulgação|

Morreu na noite desta sexta-feira, 14, o ex-ministro da Saúde e diretor-geral do Hospital do Coração (HCor), Adib Jatene, de 85 anos. Ele sofreu um enfarte agudo do miocárdio, o segundo em dois meses, e foi levado às pressas ao HCor, em São Paulo, onde morreu. O médico já havia sofrido um enfarte no dia 22 de setembro, o que motivou uma internação de mais de 30 dias.

O velório será realizado na manhã deste sábado no anfiteatro do prédio 130 do HCor, que leva seu nome. Nascido em Xapuri, no Acre, Jatene se formou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em 1953. Mais tarde, tornou-se professor emérito da mesma faculdade, além de pesquisador de bioengenharia. Por suas contribuições no desenvolvimento de técnicas e instrumentos para procedimentos médicos, tornou-se um dos mais respeitados cirurgiões cardíacos do mundo.

Deixa quatro filhos – os também médicos Ieda, Marcelo e Fábio, além da arquiteta Iara – e a mulher, Aurice Biscegli. Jatene foi um dos pioneiros da cirurgia cardíaca no País. Fez a primeira cirurgia de ponte de safena, em 1968, além de ter criado o primeiro coração-pulmão artificial do Hospital das Clínicas, na década de 1950.

Um dos procedimentos que desenvolveu, para corrigir artérias transpostas em recém-nascidos, ficou conhecido mundialmente como Cirurgia de Jatene. O cardiologista foi bastante influenciado pelo professor Euryclides de Jesus Zerbini – que realizou o primeiro transplante de coração no País, em 1968. Jatene afirmava que pretendia fazer Saúde Pública e voltar para o Acre, mas acabou entrando no grupo de Zerbini e se envolvendo irremediavelmente com a cardiologia. Extraído do Estadão.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas