Ícone do site Jornal da Chapada

Chuva arrasta carros, inunda casas e abre cratera; veja situação na Bahia

Várias casas foram invadidas pela água em Camacan  |FOTO: Blog Jabinho Sena|
Várias casas foram invadidas pela água em Camacan |FOTO: Blog Jabinho Sena|

A chuva que atingiu a Bahia no fim de semana deixou ruas alagadas, gerou deslizamentos, formação de buracos e desabrigados em diversos municípios das regiões norte e do sul. Em Juazeiro, choveu em três horas 100 milímetros, duas vezes o esperado para novembro. Um carro chegou a ser arrastado pela força água. Segundo o meteorologista Mário Miranda, a chuva deve continuar ao longo da semana em Juazeiro e em outros municípios baianos. “Não necessariamente hoje [segunda-feira], mas até quinta-feira (20) há possibilidade de que volte a chover e, em alguns áreas, essa chuva pode ser intensa, como essa que aconteceu de ontem para hoje [segunda]”, disse.

Leia também:
Chapada: Carro capota na BR-242 e deixa um morto perto da cidade de Itaberaba
Bahia: Ônibus com grupo de amigos de Itaberaba e Valença tomba e deixa dois mortos

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para em Juazeiro é a de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura varia entre a mínima de 20°C e a máxima de 35º C. Confira abaixo a situação em outros municípios baianos:

Queimadas
Choveu pouco mais de uma hora na tarde de domingo e a água invadiu ruas e casas da parte baixa do município. O Rio Itapicuru, afluente do São Francisco, transbordou e chegou perto do nível da ponte. Os trilhos da linha férrea foram encobertos e trens de carga impedidos de passar. O Inmet prevê tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva isolada. A temperatura varia entre a mínima de 22°C e a máxima de 36º C.

Barra do Choça
A chuva que atingiu o município no sábado provocou a abertura de uma cratera de cinco metros. As manilhas da rede de esgoto não suportaram a força da água e foram arrastadas. O buraco chegou perto de algumas casas, mas ninguém foi atingido. De acordo com o Inmet, a previsão é de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva isolada. A temperatura varia entre a mínima de 18°C e a máxima de 33º C.

Itabuna
Casas foram invadidas pela água e o nível do Rio Cachoeiro subiu além do normal. As famílias que tiveram residência destruídas foram levadas para o Parque de Exposições e são acompanhadas pela Secretaria de Assistência Social. Algumas perderam quase todos os objetos pessoais. O Inmet prevê em Itabuna tempo nublado com pancadas de chuva e possíveis trovoadas. A temperatura varia entre 20°C e 30º C.

Camacan
A chuva provocou deslizamentos. Nas ruas Dois de Julho e Mascarenhas de Morais, o calçamento foi levado pela enxurrada. A população chegou a abrir um canal para a água escoar. Já nas ruas Alto Paraguia e Montes Claros, foram formados grande buracos. No bairro do Sarampo, várias casas foram invadidas por barrancos. Os moradores de Camacan devem enfrentar tempo nublado com pancadas de chuva e possíveis trovoadas, informou o Inmet. A temperatura mínima pode chegar a 22º C e a máxima a 30º C.

Vitória da Conquista
Três voos foram cancelados no Aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo, na manhã desta segunda-feira. De acordo com informações da empresa que administra o terminal, dois voos foram da empresa Passaredo Linhas Aéreas e um da Azul Linhas Aéreas. O Inmet prevê tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva isolada. A temperatura varia entre a mínima de 18°C e a máxima de 33º C.

Brumado
Em razão do grande volume de água, a barragem de Cristalândia, que abastece todo o município, transbordou e atingiu a região no final de semana. Na comunidade dos Gatos, 10 ovelhas morreram após serem atingidas por raio. Segundo o Inmet, a previsão é de tempo nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva isoladas. A temperatura mínima pode chegar a 18º C, enquanto que a máxima a 33º C.

Salvador
O mau tempo deixou o trânsito lento nas principais vias da capital durante parte na manhã desta segunda-feira. Houve retenção nas Avenidas Paralela, sentido Centro; na Bonocô, nos dois sentidos, e na Orla, com sentido Pituba. Além disso, por conta dos ventos fortes e tempo chuvoso, a travessia de Salvador até Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé, está sendo feita com conexão na Ilha de Itaparica. O Inmet prevê tempo nublado com pancadas de chuva e possível trovoada para o dia. A temperatura varia entre a mínima de 24°C e a máxima de 31. Extraído do G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas