Ícone do site Jornal da Chapada

Eleições para Presidência do Crea-BA acontecem nesta quarta-feira

crea
Estão aptos a votar cerca de 42 mil profissionais inscritos no Conselho; Caixa Assistencial Mútua também escolhe diretoria | FOTO: Reprodução |

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) realiza eleições para composição da nova diretoria para o triênio 2015/2017 no próximo dia 19 de novembro (quarta-feira). Concorrem o presidente licenciado Marco Antonio Amigo, a engenheira de Segurança da Prefeitura de Camaçari, Rute Carvalhal e a assistente administrativa do Conselho, Suraia Maria da Silva. Além disso, o Sistema Mútua (Caixa Assistencial) também definirá seus novos diretores, concorrendo em chapa única Marcos de Souza Dantas, a diretor administrativo, e Joseval Costa Carqueja, a diretor-geral.

Para a disputa, estão aptos ao voto cerca de 42 mil profissionais, sendo que Salvador concentra quase a metade do eleitorado, seguida por Lauro de Freitas, com 3,4 mil, Feira de Santana, com 2,4 mil e Camaçari, com 2,3 mil. Como não é obrigatório, o voto é incentivado pelo Conselho como forma de participação pela importância que o Crea-BA tem na fiscalização da atividade profissional em todo o País. Todos os profissionais registrados e em dia com anuidade paga até o dia 20 de outubro estão aptos a votar, mas apenas os associados da Mútua, cerca de 5 mil, podem escolher a diretoria.

Em todo o Estado, serão distribuídas mais de 60 urnas, sendo uma para cada inspetoria (26, no total) e outras espalhas por empresas e entidades que envolvem um número elevado de profissionais, além da própria sede do Crea-BA, na rua Professor Aloísio de Carvalho, 402, Engenho Velho de Brotas. A Comissão eleitoral será presidida pelo professor da UFBa e engenheiro civil, Edmundo Prado de Campos. Segundo ele, o profissional registrado no sistema poderá entrar no site com login e senha e alterar o local de votação.

Os candidatos
Marco Antonio Amigo é formado em engenharia mecânica pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Funcionário da Petrobrás há 30 anos, disputa sua quarta eleição para o Conselho. Foi presidente entre 2000 e 2005 e voltou a ser eleito para o triênio 2012/2014, tendo se licenciado para disputar a reeleição. Foi Conselheiro Federal e diretor da Mútua. Tem como slogan “Compromisso, Modernidade e Ação”.

Rute Carvalhal é formada em Engenharia Civil pela UCSal e também graduada em administração de Empresas pela FTC. Foi conselheira do Crea-Ba entre 2007 e 2012 e coordenadora nacional e regional da Câmara Especializada de Engenharia Civil (2010-2011). Atua como engenheira de Segurança da Prefeitura Municipal de Camaçari. Tem como slogan “Defender o caráter multiprofissional do Sistema”.

Suraia Maria da Silva é bacharel em Urbanismo pela Uneb, com especialização em Gestão Pública Municipal. Atua profissionalmente no Crea-BA desde 2007 como assistente administrativa. Tem como slogan “Criar parcerias com as universidades e instituições de ensino”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas