Ícone do site Jornal da Chapada

Valmir destaca na Itália sanção da lei que isenta quilombolas do ITR

valmir
O deputado federal Valmir Assunção durante conferência em Roma | FOTO: Ascom/Divulgação |

A Lei nº 13.043/2014 foi sancionada pela Presidência da República e isenta do Imposto Territorial Rural (ITR) os imóveis oficialmente reconhecidos como em áreas remanescentes de quilombos. Essa norma foi convertida em lei pela Medida Provisória 651/2014, com emenda proposta pelos parlamentares federais Valmir Assunção (PT-BA) e Luci Choinacki (PT-SC). A peça ainda dispõe sobre os fundos de índice de renda fixa, a responsabilidade tributária na integralização de cotas de fundos ou clubes de investimento por meio da entrega de ativos financeiros, a tributação das operações de empréstimos de ativos financeiros e sobre a isenção de imposto sobre a renda na alienação de ações de pequenas e médias empresas. Cumprindo agenda na Itália, nesta quinta-feira (20), na Conferência Internacional de Nutrição da FAO, Assunção destacou a aprovação da referida lei como mais um avanço que beneficia a luta pela igualdade e por terra no Brasil.

O Papa Francisco fala durante o encontro da FAO na Itália | FOTO: Divulgação |

“Sabemos o quanto essa lei mudará a vida dos quilombolas, que terão seus nomes retirados da lista da dívida ativa da União. Esses imóveis rurais são de propriedade deles, onde seus antepassados ajudaram a construir a história deste país”, frisa Valmir. Na Conferência Internacional da FAO, em Roma, o petista participou da plenária com o Papa Francisco, onde o pontífice ratificou o posicionamento exposto em carta à FAO no último dia 17 de outubro e apelou para o fim da especulação financeira com os preços dos alimentos e o combate ao desperdício, como formas de superar o problema da fome no mundo. “Quem sofre com a insegurança alimentar e a subnutrição são pessoas e não números: precisamente pela sua dignidade de pessoas, estão acima de qualquer cálculo ou projeto econômico”, disse o Papa.

Para Assunção, essas questões também devem ser debatidas no Brasil para continuar com o combate à fome. “A subnutrição e a desnutrição atingem cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo. E a obesidade, que se apresenta como um novo problema global, ainda foi pauta deste encontro aqui em Roma. Cerca de 1,3 bilhão de pessoas no mundo estão acima do peso, e 500 milhões delas são consideradas obesas”, completa Valmir. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura aponta poucos avanços desde a primeira e única conferência sobre a situação alimentar no mundo, realizada em 1992. Assim como naquela época, hoje cerca de 800 milhões de pessoas vão dormir diariamente com fome e ingerem poucas calorias permanentemente.

Além da fome, outro 1,2 milhão de pessoas sofre de desnutrição, segundo a FAO. Apesar de consumirem calorias suficientes para se sentirem satisfeitas, sua dieta é pobre em vitaminas e minerais importantes, o que pode resultar em cegueira ou anemia, por exemplo. A desnutrição afeta principalmente mulheres e crianças com menos de cinco anos, segundo um relatório divulgado pela FAO.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas