Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Uneb de Itaberaba sedia encontro sobre violência doméstica nos dias 4 e 5 de dezembro

mulheres
Esse encontro terá programação à tarde e à noite com mostra de vídeos, mesas de debates e palestras com profissionais | FOTO: Meramente Ilustrativa/Arquivo |

O combate à violência contra a mulher segue intenso na Bahia e em diferentes regiões. Na Chapada Diamantina, o município de Itaberaba vai debater o assunto no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) entre os dias 4 e 5 de dezembro, durante o primeiro Encontro Sobre Violência Doméstica do Piemonte do Paraguaçu. Esse encontro terá programação à tarde e à noite com mostra de vídeos, mesas de debates e palestras com profissionais como os promotores de justiça Thyego de Oliveira Matos e Pablo Antonio Cordeiro de Almeida, que vão abordar o tema ‘Legislação brasileira de combate à violência doméstica’.

Na programação do evento em Itaberaba, a população também terá acesso a dados sobre o assunto com o coordenador da 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), Jean Silva Souza, além da representante do Conselho de Mulheres, Laurita Gomes. Educadores também estarão entre as palestras temáticas como a explanação da professora mestra, Cristiane Sobrinho, da Ufba, sobre ‘Violência doméstica e a questão racial’, a da mestra Mara Rabello, da Uneb, sobre ‘Violência doméstica e sexualidade’.

“O encontro pretende discutir com toda a sociedade itaberabense e municípios do seu entorno as políticas públicas vigentes para o combate desse tipo de violência, as propostas e ações do poder público municipal para seu enfrentamento, as posições e contribuições dos movimentos sociais e os avanços ou retrocessos vivenciados pelas delegacias e promotorias com atuação na região”, descreve texto enviado ao Jornal da Chapada sobre o evento. A entrada é gratuita e as inscrições serão no local.

Confira a programação:
04/12 (Quinta Feira)
Tarde
14:00- Mostra de Vídeo (inscrição).
14:45 – Legislação brasileira de combate a violência doméstica – Dr. Thyego de Oliveira Matos e Dr. Pablo Antonio Cordeiro de Almeida – Promotores de Justiça
16:00 – Debate

Noite:
19:00 – Mostra de Vídeo
19:30 – Mesa redonda: Realidade da violência doméstica da região.
Composição da mesa:
Sra. Edinalva Nolácio – AMBAC
Dr. Jean Silva Souza – Coordenador da 12ª COORPIN
Sra. Laurita Gomes – Conselho de Mulheres
Dr. Pablo Antonio Cordeiro de Almeida – Promotor de Justiça
20:30 – Debate

05/12 (sexta-feira)
Tarde
Oficinas:
Violência doméstica e a questão racial – Profª Mestra Cristiane Sobrinho (UFBA)
Violência doméstica e sexualidade – Profª Mestra Mara Rabello (UNEB)
Pensando a violência doméstica pelo viés literário – Profª Drª Luciana Moreno (UNEB)

Noite
19:00 – Mostra de Vídeo – Violência Doméstica (animação)
19:20 – Mesa redonda: Implicações da violência doméstica na infância.
Composição da mesa:
Sra. Adenise Borges – Coordenadora do Creas – Itaberaba
Sr. Lucas Sena – Psicólogo/Creas – Itaberaba
Sr. Joaé Mário Silva de Bastos – Juizado de Menor – Itaberaba.
20:20 – Debate

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas