Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Mucugê sedia intercâmbio da Rede de Sementes e Mudas do Alto Paraguaçu

roda
Estiveram presentes na ocasião, cerca de 40 participantes dos 16 municípios que abrangem a iniciativa e que já fazem parte da Rede | FOTO: Divulgação |

Aconteceu nos dias 26 e 27, no município de Mucugê, o Intercâmbio em Gestão da Rede de Sementes e Mudas do Alto Paraguaçu – Chapada Diamantina. O objetivo do encontro foi favorecer a integração das diversas iniciativas de produção de mudas, coleta de sementes e restauração da vegetação nativa, promover o intercâmbio entre a Rede Brasileira de Sementes com a recém formada Rede de Sementes e Mudas do Alto Paraguaçu, e também discutir sobre alternativas viáveis de administração da Rede para potencializar essas atividades na região.

A Rede de Sementes e Mudas do Alto Paraguaçu foi criada em setembro deste ano, durante a primeira Oficina de Troca de Experiências entre Viveiristas e Reflorestadores do Alto Paraguaçu, realizada pelo projeto Semeando Águas no Paraguaçu e parceiros, no município de Utinga, também na Chapada Diamantina. A Rede tem como objetivo dinamizar o processo de restauração na região e manter a conexão entre as pessoas que trabalham na cadeia de restauração florestal. Suas prioridades de ação são: Divulgar e compartilhar técnicas de produção de mudas e coleta de sementes; conhecer, identificar, mapear e divulgar o mercado para mudas e sementes nativas e apoiar as ações que implementem viveiros de mudas nas escolas.

“Promover o intercâmbio entre Redes de mesma temática é uma forma de proporcionar a troca de experiências e o enriquecimento mútuo de ideias entre os envolvidos”. É por meio da construção coletiva e do planejamento que encontramos as melhores ferramentas que irão auxiliar no processo de condução e administração da Rede”, comenta Rogério Mucugê, coordenador do projeto Semeando Águas no Paraguaçu.

Os resultados foram bastante positivos do ponto de vista de organização e fortalecimento da Rede | FOTO: Divulgação |

A iniciativa é do projeto Semeando Águas no Paraguaçu, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e foi realizada em parceria com a Rede de Sementes e Mudas do Alto Paraguaçu, juntamente com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema). O evento contou ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Mucugê.

Estiveram presentes na ocasião, cerca de 40 participantes dos 16 municípios que abrangem a iniciativa e que já fazem parte da Rede. O evento contou também com o apoio da Rede Brasileira de Sementes, representada por Adriana Trevisan, a qual assessorou na construção de planos que irão contribuir para estabelecimento efetivo e o crescimento da iniciativa. A programação do encontro teve como foco a troca de experiências e lições aprendidas entre a Rede Brasileira de Sementes e a nova Rede de Sementes e Mudas do Alto Paraguaçu, inspirando a rede local a estruturar sua gestão de forma contextualizada com o panorama nacional e biorregional, bem como de forma inovadora e criativa.

Os resultados foram bastante positivos do ponto de vista de organização e fortalecimento da Rede. Foi concluído a composição e estrutura da iniciativa, nomeando a coordenação geral, coordenadores de núcleos das mico regiões e também foram definidas as tarefas de cada responsável, bem como seus prazos de cumprimento. Um dos compromissos assumidos pelos integrantes da Rede foi de proteger e recuperar as nascentes e afluentes do rio Paraguaçu. A Rede investirá também na capacitação de seus membros e instituições participantes no processo de coleta de semente, produção de mudas, estruturação de viveiros e restauração ecológica. Um outro plano que será colocado em prática é realizar o levantamento de potenciais áreas com passivo ambiental, tanto de particulares quanto de empresas, que estejam dispostas a firmarem parcerias com a iniciativa.

O evento contou também com o apoio da Rede Brasileira de Sementes, representada por Adriana Trevisan | FOTO: Divulgação |

Semeando Águas no Paraguaçu
O projeto Semeando Águas no Paraguaçu tem como objetivo mobilizar os agentes locais em prol da recuperação ambiental da bacia do rio Paraguaçu e implantar ações demonstrativas de adequação ambiental das propriedades rurais e de restauração da vegetação nativa. A bacia do Paraguaçu é uma das mais importantes do estado da Bahia, sendo fundamental para o abastecimento de água da região metropolitana. A saúde dessa bacia hidrográfica é fundamental para o abastecimento de água para cerca de 3 milhões de pessoas.

Com duração de dois anos (2014 e 2015), o projeto Semeando Águas no Paraguaçu tem o objetivo de elaborar um plano estratégico para manutenção e recuperação da capacidade hídrica da bacia, incluindo a identificação das áreas mais importantes para a produção de água. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a inciativa está sendo implementada pela Conservação Internacional, juntamente com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema).

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas