Ícone do site Jornal da Chapada

Rui Costa adia anúncio de novo secretariado para quinta-feira

Governador Rui Costa | FOTO: Jornal da Chapada |

rui
Conforme interlocutores do gestor, diante de uma avaliação minuciosa e mais exigente é possível que a definição da equipe comece a ser divulgada na quinta | FOTO: Reprodução |

O tão esperado anúncio do secretariado executivo estadual pelo governador eleito Rui Costa (PT), prometido para acontecer nesta quarta-feira (10), deve ser adiado em um dia. O clima ainda é de muitas conversas com as lideranças dos partidos sobre as indicações para os cargos do primeiro escalão, o que ainda não teria permitido a escalação final. Conforme interlocutores do gestor, diante de uma avaliação minuciosa e mais exigente é possível que a definição da equipe comece a ser divulgada na quinta-feira. A perspectiva também é de que apenas uma parte seja anunciada.

A informação é de que Rui já teria definido os titulares que vão compor a sua cota pessoal, mas o impasse estaria na sugestão dos partidos. A valorização de perfis mais técnicos como é estilo do próprio Rui motiva o tempo necessário para mais diálogos. “Ele tem conversado sobre isso com os partidos que também estão tendo essa compreensão”, disse uma fonte ligada à gestão.

Dessa forma, o feriado da padroeira do estado, Nossa Senhora da Conceição da Praia, foi de muitas reuniões para o chefe petista. Ele teria conversado com alguns presidentes de siglas partidárias que compõem a base de sustentação do governo para chegarem a um consenso. Nos bastidores, é certo que deputados e lideranças com poder de influência nos partidos disputam o comando de algumas pastas. Alguns pensam na perspectiva de se tornarem titulares para alçarem voos mais altos em 2016, o que estaria tensionando o ambiente e demandando de Rui ainda mais habilidade política para apaziguar a ânsia dos aliados.

Consta que os deputados federais Nelson Pelegrino (PT) e Valmir Assunção (PT) disputam o comando da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (fusão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e a de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza). O deputado federal Josias Gomes (PT) e o atual secretário de Combate à Pobreza estão no pleito pela nova Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Rui também tenta fechar qualquer especulação sobre as suas escolhas, mas alguns nomes já estariam sendo considerados certos pelos corredores. Alguns têm sido fortemente ventilados, como o ex-deputado estadual Roberto Muniz (PP) para a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento; Carlos Melo com perfil mais técnico na Casa Civil – vale ressaltar que ele foi substituto de Rui na pasta; Cícero Monteiro na Secretaria de Relações Institucionais (Serin); Fabio Vilas Boas, que seria amigo de Rui, e Alan Sanches (PSD) são apontados como nomes para a pasta de Saúde, e Marcus Cavalcanti, substituto do vice -governador e senador eleito, Otto Alencar, pode ser mantido na Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Consta que o titular teria o nome chancelado por Otto. O jornalista e assessor da campanha de Rui, André Curvelo, é o nome apontado como certo para a Comunicação. O atual secretário da Fazenda e coordenador da transição, Manoel Vitório, já estaria certo na equipe. Além dele, outro bem cotado é o ex-secretário da Fazenda, Carlos Martins, que também é amigo do governador eleito. Outros cogitados para compor o secretariado ou algum cargo no segundo escalão são o deputado estadual Yulo Oiticica (PT), que não conseguiu a reeleição, o ex-presidente da Bahia Gás, Davidson Magalhães (PCdoB), o deputado federal Félix Mendonça (PDT).

Consta que a sua irmã, a ex-vereadora Andrea Mendonça, estaria pedindo a exoneração esta semana do cargo de secretária de Ciência e Tecnologia (Secti), não devendo compor o novo governo. Ainda não se sabe se o deputado federal e vice-governador eleito João Leão (PP) vai comandar alguma secretaria. O líder progressista tem seu futuro especulado também para assumir algum ministério da presidente da República reeleita, Dilma Rousseff (PT). Extraído da Tribuna da Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas