Ícone do site Jornal da Chapada

Diplomação de Rui Costa e deputados eleitos acontece nesta segunda

Wagner disse que Costa é bem avaliado e tem o direito de postular uma candidatura presidencial | FOTO: Reprodução |

rui e wagner
A diplomação está prevista no artigo 215 do Código Eleitoral e é considerada a última etapa do processo eleitoral | FOTO: Meramente Ilustrativa/Arquivo |

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) promove nesta segunda-feira (15) a diplomação dos candidatos eleitos, às 15h, no auditório Iemanjá do Centro de Convenções. Serão diplomados o futuro governador Rui Costa (PT), e seu vice João Leão (PP), além do senador eleito, Otto Alencar (PSD e seus dois suplentes. Em seguida, acontece a diplomação dos 39 deputados federais e dos 63 deputados estaduais, por ordem decrescente de votação, além de um suplente por coligação.

A diplomação está prevista no artigo 215 do Código Eleitoral e é considerada a última etapa do processo eleitoral, que tem início com as convenções partidárias, passa pelo registro de candidaturas, chegando ao dia da eleição propriamente dita.O ato, que torna o candidato vencedor apto a tomar posse no cargo, é de competência da Justiça Eleitoral. Após a diplomação, os representantes eleitos do Poder Executivo tomam posse no dia 1º de janeiro de 2015. Já os do Poder Legislativo serão empossados em 1º de fevereiro. Extraído do jornal Correio.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas