Ícone do site Jornal da Chapada

Novo Secretariado: Confira os primeiros nomes anunciados para o governo Rui Costa

secretariado
Rui Costa completa o quadro de secretários com o anúncio da quinta-feira | FOTO: Divulgação |

O governador diplomado Rui Costa (PT) anunciou, nesta terça-feira (16), os 14 primeiros secretários para sua gestão que começa em janeiro de 2015. A lista foi divulgada durante coletiva de imprensa no Salão de Atos da Governadoria, em Salvador. Outros dez nomes devem ser anunciados na próxima quinta-feira (18). Os novos comandantes das Polícias Militar e Civil serão anunciados dia 31 de dezembro.

Em comunicado enviado à imprensa na segunda-feira (15), Rui disse que a escolha dos nomes buscou o melhor para a Bahia. “Trabalhamos para encontrar quadros que unissem características técnicas e políticas, porque eu acho que essa é a melhor combinação. Queremos pessoas que tenham afinidade com as áreas que vão tocar. Essa composição é sempre um quebra cabeça”, destacou.

Leia também:
Rui Costa prioriza nomes técnicos na escolha de secretários; confira o perfil de cada um
Novo Governo: Rui Costa confirma especulações e mantém Barbosa, Vitório e Cavalcanti

Infográfico da nova composição do governo baiano | FOTO: Divulgação |

Alguns nomes são remanescentes do atual governo de Jaques Wagner, a exemplo de Manoel Vitório (Fazenda), Marcos Cavalcanti (Infraestrutura), Maurício Barbosa (Segurança) e Eugênio Spengler (Meio Ambiente). O destaque ficou para a escolha do vice-governador diplomado, João Leão (PP), para a pasta de Planejamento, antes controlada por José Sérgio Gabrielli (PT).

Pouco antes de anunciar os nomes, o governador diplomado afirmou que terá a responsabilidade de articular e cobrar um trabalho de qualidade para um governo de forte parceria com os municípios. “Todos os nomes fazem parte de uma equipe formada por pessoas com características e perfis diferentes, mas com uma coisa que eu não abro mão, não haverá trabalhos isolados, todas as secretarias trabalharão para o conjunto das forças políticas que apoiam esse governo”.

Assim como havia anunciado, Rui preferiu as escolhas mais técnicas, a exemplo da Saúde, que será comandada pelo médico Fábio Villas-Boas, de Meio Ambiente, por Eugênio Spengler, e de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, comandada pelo sociólogo Geraldo Reis. Na Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, criada no novo desenho administrativo de Rui, Cássio Peixoto, presidente da Bahia Pesca, assume o posto. Houve ainda o anúncio de Paulo Moreno como procurador-geral do Estado.

Confira a lista:
– Secretaria de Comunicação – André Curvello
– Secretaria da Fazenda – Manoel Vitório
– Secretaria da Saúde – Fábio Villas-Boas
– Casa Civil – Carlos Martins
– Secretaria de Segurança Pública – Maurício Barbosa
– Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte – Álvaro Gomes
– Procurador Geral – Paulo Moreno
– Secretaria de Infraestrutura – Marcus Cavalcanti
– Secretaria do Planejamento – João Leão
– Secretaria de Meio Ambiente – Eugênio Spengler
– Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – Geraldo Reis
– Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento – Cássio Peixoto
– Secretaria de Relações Institucionais – Josias Gomes
– Secretaria da Educação – Osvaldo Barreto

Texto editado às 12h do dia 16 de dezembro de 2014

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas