Ícone do site Jornal da Chapada

Polícia Federal confirma que houve vazamento da prova de redação do Enem

foto
Pelo menos três estudantes tiveram acesso à prova antes da realização do exame | FOTO: Reprodução |

A Polícia Federal confirmou nesta quinta-feira (18) o vazamento do tema da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. Pelo menos três estudantes tiveram acesso à prova antes da realização do exame no dia 12 de novembro deste ano. O delegado regional de Combate ao Crime Organizado da Superintendência da PF, no Piauí, Alexandre Uchôa, disse que não há indícios de que a prova foi divulgada em massa. Ele disse ainda que não há como identificar se houve falha no esquema de segurança montado para a impressão dos cadernos de questões.

A denúncia do vazamento da prova partiu de estudantes do Piauí. A imagem com o tema da redação teria sido compartilhada através do aplicativo Whatsapp, às 10h47, uma hora e 13 minutos antes da aplicação da prova. O estudante fez um vídeo em que mostra a imagem no celular. “Quando eu cheguei que recebi o caderno de questões eu constatei que o tema da redação era o mesmo da imagem que eu havia recebido”, disse Jomásio Barros, de 17 anos.

A imagem circulou entre vários grupos de estudantes horas antes do início da prova. “Eu vi essa imagem às 10h54, no domingo, antes da prova. Então, eu não tenho nenhuma dúvida que essa prova vazou”, disse uma jovem ao Bom Dia Brasil. Logo após a divulgação do vídeo, o estudante disse que foi criticado e outros divulgaram da informação. Outros o incentivaram a denunciar o caso.

Leia nota na íntegra do Inep
“Na noite da quarta-feira (12), três dias após a aplicação do Enem, o Inep recebeu mais uma denúncia, entre várias outras que se mostraram infundadas, sobre um estudante que supostamente teria recebido o tema da redação do Enem 2014 via celular minutos antes da prova. Dentro dos rigorosos procedimentos de segurança e de controle de sigilo do Enem 2014, não existe qualquer indício de tal fato. A Polícia Federal, que trabalha em parceria com o Inep para garantir a segurança do Exame, apreendeu o aparelho e está realizando a perícia no celular. O Inep esclarece que toda e qualquer denúncia será apurada com rigor.” Extraído do site Correio 24h.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas