Ícone do site Jornal da Chapada

Calamidade Pública: Deputado intensifica esforços para ajudar municípios atingidos

rosemberg
Rosemberg solicitou ao governador Wagner celeridade para a decretação de Estado de Calamidade Pública | FOTO: Reprodução |

Visando ajudar os moradores da região do Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá que, desde segunda-feira (15) sofrem com as fortes chuvas que cai no Estado, na tarde da última quinta-feira (18), o líder do PT na Assembleia Legislativa da Bahia, Rosemberg Pinto, participou de uma reunião na Casa Civil. Rosemberg solicitou, ao governador Jaques Wagner, celeridade para a decretação de Estado de Calamidade Pública e, já na manhã de sexta (19), o documento de número 15.757, foi publicado no Diário Oficial do Estado, motivado pelos danos que atingiram a região nos últimos dias, a exemplo de deslizamentos de terra e rupturas de pontes e estradas.

A região teve seu pior momento, na quinta-feira, com as cidades totalmente alagadas e centenas de pessoas desabrigadas. De acordo com a publicação, que permite que o estado atue emergencialmente nas cidades afetadas, facilitando a redução dos danos em caráter de urgência, está decretado portanto que, 16 municípios do baixo sul, são considerados emergenciais: Presidente Tancredo Neves, Laje, Igrapiúna, Ituberá, Ipiaú, Nilo Peçanha, Ubatã, Cairu, Camamu, Valença, Teolândia, Taperoá, Aurelino Leal, Maraú, Ibirapitanga, Coaraci e Barra do Rocha. O decreto .

Desdobramentos
Fruto da audiência de quinta, diversos órgãos foram mobilizados pela Casa Civil, para desenvolver ações emergenciais em benefício da população afetada. Rosemberg, que tem grande atuação na área afetada, participou da articulação, e se comprometeu a ajudar os municípios atingidos.

“Tenho acionado todos os canais que temos. Desde ontem o nosso mandato está fazendo contato com os prefeitos e com os diversos órgãos do governo, na tentativa de encontrarmos a solução mais adequada e rápida para cada situação. Existem cidades que foram mais atingidas e nós devemos contribuir ao máximo. Estamos falando de várias pessoas que, nesse momento, estão com suas casas inundadas pelas águas das chuvas, dentre elas, crianças e idosos. A situação é delicada, mas com certeza, com o empenho de todos vamos conseguir reverter”, destacou Rosemberg.

Na reunião, realizada no gabinete da Casa Civil, além do parlamentar estiveram presentes o secretário e o chefe de gabinete da Casa, Carlos Mello e Bruno Dauster, representantes do Corpo de Bombeiros, das secretarias estaduais de Segurança Pública, de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), de Infraestrutura (Seinfra), de Relações Institucionais, de Desenvolvimento Urbano, além do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba).

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas