Ícone do site Jornal da Chapada

Novo secretário da Fazenda diz que 2015 vai ser “um ano de arrocho”

manoel
Manoel Vitório nega ainda que possam acontecer demissões em massa, com a extinção de alguns órgãos e empresas públicas | FOTO: Reprodução |

Presente no governo do Estado há oito anos, o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, comandou a equipe de transição do governador Rui Costa (PT), ajudando a apontar os caminhos das mudanças desejadas pelo novo gestor. Nesta entrevista exclusiva à Tribuna, ele destaca as alterações na estrutura administrativa que irão permitir a redução dos desperdícios e maior eficiência na máquina pública. Manoel Vitório nega ainda que possam acontecer demissões em massa, com a extinção de alguns órgãos e empresas públicas. O titular da Sefaz destaca os indicadores de meta que irão marcar a atuação das secretarias, o que deve “garantir maior ritmo nas ações”. Com perfil discreto e avesso a muitos holofotes, o secretário admite que 2015 será um ano de arrocho financeiro, diante da crise na economia e a dependência da Bahia dos recursos federais. Mas enfatiza a vontade do novo governo de acertar e o perfil de Rui como uma alavanca para o êxito. “A Bahia vai conhecer o grande gestor que é Rui Costa”. A conferir.

Tribuna da Bahia – O governador eleito Rui Costa (PT) fez questão de elaborar uma reforma na estrutura de governo junto à equipe de transição, a qual o senhor comandou. Há ineficiência no modelo atual? A máquina estava inchada?
Manoel Vitório – Olha, toda vez que você achar que está tudo rodando direito no ambiente público ou empresarial, você vai ter que rever seus parâmetros de novo. É um organismo que tem uma dinâmica própria e sempre será necessário ajustar para um novo momento. Nós já tínhamos identificado algumas superposições ao longo do tempo. Se fosse o governador Jaques Wagner (PT) também iria fazer alguns ajustes. Mas, claro que isso foi muito discutido pelo governador Rui Costa e chegamos a uma equação bastante interessante. O governo está mais focado, pois conseguimos afastar alguns sombreamentos, retirando alguns desperdícios de recursos, o que fez chegarmos a uma economia de R$200 milhões para os cofres públicos.

Tribuna – Qual será a principal mudança no novo modelo de gestão?
Vitório – Do ponto de vista sistêmico, eu diria que estamos criando uma estrutura que reforça o controle interno, já do ponto de vista finalístico, eu daria destaque especial para a questão hídrica e para a área rural com a criação das novas secretarias. Tem algumas modificações também nas áreas de Saúde, Educação e Segurança, mas eu diria que essas são as principais mudanças.

Tribuna – Houve muita crítica com relação à manutenção de alguns nomes do governo Wagner. Como o senhor vê essas críticas, sobretudo, em relação a áreas delicadas, como Segurança e Educação?
Vitório – Eu sou um dos nomes mantidos (risos), mas, o governador eleito conhece muito bem a máquina, o funcionamento e as pessoas dentro do governo, então é uma opção muito individual dele. Não podemos subestimar as escolhas de uma pessoa que conhece muito bem o governo, passando pela Serin e pela Casa Civil, nos últimos oito anos de gestão.

Confira entrevista completa no site da Tribuna da Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas