Ícone do site Jornal da Chapada

Deputado baiano encontra presidentes sul-americanos e destaca integração econômica

valmir
Valmir Assunção com presidentes latinos americanos | FOTO: Divulgação/Ascom |

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) esteve na posse da presidenta Dilma Rousseff (PT) nesta quinta-feira (1º), em Brasília, após a transmissão de cargo do governador Rui Costa, na Bahia. Na cerimônia da capital federal, o parlamentar petista se encontrou com os presidentes da Venezuela (Nicolás Maduro), da Bolívia (Evo Morales) e do Uruguai (Pepe Mujica) e pediu maior integração econômica entre os países. Para Assunção, a permanência de Dilma no governo brasileiro fortalece os governos de esquerda na América do Sul e dos partidos progressistas.

“Estamos em um momento importante do relacionamento internacional, essa união entre os países latinos devem ampliar as oportunidades em todos os setores, inclusive aqui no Brasil. Conversei com os presidentes e todos eles apontaram para o estreitamento ainda maior das relações com os movimentos sociais de esquerda e da importante tarefa de dar mais poder ao povo”, frisa Valmir durante solenidade de posse de Dilma.

No plano nacional, o petista acredita que o governo Dilma deve ampliar mais o diálogo com a sociedade, e que a segunda gestão será mais à esquerda. “Como Dilma não será candidata de novo, isso ajuda a fazer um governo com uma equipe mais coesa, mais confiante para enfrentar a truculência que vai encontrar pela frente. O Congresso Nacional é conservador e isso significa que Dilma terá ainda mais dificuldades em 2015”. Valmir Assunção também lembra a importância de valorizar a democracia na sociedade nos países da América Latina.

“Esses três presidentes, mais a presidenta Dilma, conseguiram reduzir a pobreza e elevaram os índices educacionais desta região do continente americano. Agora temos novos desafios, a democracia no Brasil, por exemplo, precisa ampliar os valores éticos e combater a corrupção. Acho que isso é o que tem de permear nesse próximo período político tanto no Brasil como na Venezuela, Bolívia e Uruguai, porque surgimos, enquanto parlamentares, para que os trabalhadores tenham seus direitos assegurados”, completa.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas