Ícone do site Jornal da Chapada

Tucano é reeleito para a presidência do Legislativo municipal em Salvador

Paulo
Paulo Câmara (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Salvador | FOTO: Divulgação/CBN |

Com 31 votos, o presidente da Câmara municipal de Salvador (CMS), Paulo Câmara (PSDB), acaba de ser reeleito para o cargo. 10 votos foram dados ao vereador Tiago Correia, candidato do PTN, um voto foi para o candidato Hilton Coelho (PSOL) e outro nulo. Além do presidente Paulo Câmara, a nova Mesa Diretora será formada pelos vereadores Geraldo Júnior – SD (1º vice-presidente), Cláudio Tinoco – DEM (2º vice-presidente), Isnard Araújo – PR (3º vice-presidente), Kiki Bispo – PTN (1º secretário), Orlando Palhinha – DEM (2º secretário), Alfredo Mangueira – PMDB (3º secretário) e J. Carlos Filho – PT (4º secretário). Completaram a Mesa Diretora os vereadores Edvaldo Brito – PTB (corregedor-geral), Henrique Carballal – PT (ouvidor-geral) e Cátia Rodrigues – PROS (ouvidora-substituta).

Votação
Veja a votação de cada um dos vereadores eleitos para a nova Mesa Diretora: Paulo Câmara (31 votos), Geraldo Júnior (39 votos), Cláudio Tinoco (37 votos), Isnard Araújo (37 votos), Kiki Bispo (23 votos), Orlando Palhinha (37 votos), Alfredo Mangueira (36 votos), J. Carlos Filho (39 votos), Edvaldo Brito (37 votos), Henrique Carballal (26 votos) e Cátia Rodrigues (25 votos). Após o processo de escolha por voto secreto dos integrantes da Mesa Diretora, a aprovação da ata da sessão solene e posse dos eleitos, o presidente reeleito Paulo Câmara instalou o 3º Período Legislativo da 17ª Legislatura e franqueou a palavra aos colegas.

O prefeito ACM Neto parabenizou a Câmara de Salvador pelo “processo democrático” que reconduziu o vereador Paulo Câmara à Presidência da Casa e afirmou que o resultado da eleição “mantém a parceria em benefício da cidade”. De acordo com Neto, Paulo Câmara “fez um grande trabalho como presidente e sempre colocou os interesses de Salvador acima de tudo”. O prefeito também elogiou o vereador Tiago Correia por ter “participado democraticamente da disputa” e disse que ele tem “uma atuação destacada no legislativo municipal e um grande futuro”.

Ansiedade
O processo eletivo começou às 10h22, depois de palavras de ordem, debates sobre o andamento da sessão solene, definição da cédula de votação e lançamentos de candidaturas para outros cargos da Mesa Diretora, que também registrou disputa direta entre Luiz Carlos Suíca (PT) e Kiki Bispo (PTN), para 1ª secretaria; Aladilce Souza (PCdoB) e Henrique Carballal (PT), para a ouvidoria-geral; e Everaldo Augusto (PCdoB) e Cátia Rodrigues (PROS) para o cargo de ouvidor substituto. A apuração dos 43 votos começou às 11h07, atuando como escrutinadores os vereadores Toinho Carolino (PTN), Marcell Moraes (PV) e Hilton Coelho (PSOL). Os vereadores Tia Eron (PRB) e Edvaldo Brito (PTB) participaram da mesa de trabalho da sessão solene, atuando como secretários.

Ainda na sessão solene, a primeira do ano de 2015, o vereador Hilton Coelho propôs que cada candidato à presidência defendesse o seu projeto de gestão, sugestão acolhida pelo presidente da sessão, vereador Arnando Lessa (PT), após ouvir os demais vereadores. Na oportunidade, Hilton destacou o “fortalecimento das comissões da Casa e da TV Câmara”. Ao defender a sua candidatura, o vereador Tiago Correia propôs a alternância de poder, apontou a reforma do Regimento Interno e considerou a própria candidatura como um “fortalecimento do processo eleitoral da Câmara”.

O presidente Paulo Câmara destacou o “momento histórico vivido pela Casa e o reforço da democracia”, registrou os avanços alcançados na primeira gestão, no biênio 2013/2014, e frisou a independência do Legislativo Municipal e a harmonia com os demais poderes constituídos. Encerrada a sessão solene, a Câmara Municipal entrou em recesso das atividades legislativas e retomará os trabalhos no dia 2 de fevereiro, quando o prefeito ACM Neto fará a leitura de sua mensagem. Extraído da Tribuna da Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas