Funcionários da Prefeitura de Itaetê, na Chapada Diamantina, estão reclamando de atraso de salários. Em denúncia encaminhada ao Jornal da Chapada, uma professora com 18 anos de serviço informa que os funcionários da área de educação da Prefeitura estão com os salários do mês de dezembro de 2014 atrasados. “Isso no caso dos profissionais da educação, pois os servidores de outras secretarias têm até três meses que não sabem o que é salário”, completa a profissional de educação. Na denúncia, a professora informa também que as obras em andamento no município estão inacabadas e reclama da ausência da prefeita Lenise Campos Estrela (PSB) no gabinete para prestar esclarecimentos.
“A prefeita chama a população de ‘esmolé’, mesmo quando estão na luta por seus direitos. Na questão dos salários não há previsão de quando haverá pagamento, pois, segundo o secretário de Finanças, Ivonilson Borges, o repasse do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica [FUNDEB] foi insuficiente para pagar a todos. Temos filhos que precisam se alimentar e compromissos atrasados. Precisamos de ajuda”, disse a professora, que ainda ressalta que os recursos repassados pela União neste mês de janeiro foram recolhidos pela própria União no mesmo momento em que entraram na conta.
Fotos enviadas ao Jornal da Chapada apontam que a situação administrativa em Itaetê está precária. Nas imagens populares limpam ruas e lavam as vias com carro-pipa depois das chuvas.