Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia já registra mais de 200 queixas contra serviços de telefonia em 2015

celular
Procon divulgou nesta quarta (7) lista de operadoras de telefonia multadas | FOTO: Reprodução |

A Bahia já registrou 209 queixas contra o serviço de telefonia nos primeiros sete dias de 2015. De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), a campeã de reclamações é a cobrança indevida, seguida de cobrança de serviço não contratado e vício de qualidade – quando o serviço é mau executado ou inadequado. Em 2014, foram registradas 14.168 queixas contra o serviço de telefonia. Nesta quarta-feira (7), o Procon divulgou uma lista de operadoras de telefonia multadas por diminuir a velocidade e interromper o acesso à internet móvel. Segundo o órgão, as operadoras Oi, Vivo, Tim e Claro descumprirarm a oferta de serviço.

No bairro do Comércio, na capital, comerciantes reclamam que estão sem linha há quase 20 dias. A empresária Maria das Graças, dona de uma clínica estética na região, afirma que está sem telefone desde o dia 22 de dezembro e que, por conta disso, o estabelecimento está vazio. “O número de clientes caiu em torno de 70% ou mais. Todo o meu faturamento, toda a minha clientela depende do telefone. Todo o meu agendamento é feito por telefone”, afirma.

Gerente de um restaurante localizado no bairro, Conceição Pessoa também afirma que está tendo prejuízos por estar sem telefone e internet, o que impossibilita o uso de cartões para pagamento. “Perdemos todas as vendas, porque, hoje em dia, as pessoas não andam com dinheiro, e sim com cartão. E quando chegam aqui, não tem atendimento e vão embora”, diz
A gerente conta que já ligou cinco vezes para a operadora para informar sobre o problema, mas afirma que nenhum técnico apareceu no local para resolver a situação. O superintendente do Procon, Ricardo Maurício, afirma que os consumidores prejudicados devem registrar queixa no órgão, munidos de documentos pessoais como RG e CPF, e dos números de protocolo das reclamações.

Os clientes, segundo ele, têm direito de ter o serviço restabelecido sem que seja cobrado nenhum valor pelo período em que o serviço permaneceu suspenso. “Caso isso ocorra, ele poderá, inclusive, pleitear restituição do valor que foi cobrado indevidamente em dobro”, afirma. Em nota, a Oi informou que o problema no Comércio foi causado pelo rompimento de cabos no fim de dezembro e que deve restabelecer o serviço até o final desta semana. Sobre a autuação do Procon, a Oi e a Claro afirmaram que ainda não foram notificadas. Já a Tim informou que vai apresentar defesa no prazo determinado. A Vivo disse que recebeu a determinação judicial proibindo a venda de novas linhas no DDD 77 e que vai avaliar a determinação. Do Portal G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas