Ícone do site Jornal da Chapada

Itaberaba: Ex-secretário apresenta novos fatos e diz que prefeito quer mudar foco da denúncia

prefeito
O prefeito de Itaberaba, João Filho, e seu primo, o ex-secretário de Administração do município, Alberto Magno, trocam acusações na imprensa | FOTO: Montagem do Jornal da Chapada |

O Jornal da Chapada foi procurado, nesta terça-feira (20), pelo ex-secretário de Administração da prefeitura de Itaberaba, Alberto Magno de Almeida Leal, que apresentou novos fatos a respeito da sua saída do governo do prefeito João Almeida Mascarenhas Filho (PP) e relatou mais uma vez que os desvios de recursos na prefeitura de Itaberaba chegam a mais de R$ 1 milhão por mês. Segundo o ex-secretário, o atual gestor, que também é seu primo, está atuando para alterar os fatos e tentar lhe incriminar.

“O prefeito se deslocou até Salvador para usar sua influência política e tentar mudar o rumo das investigações, publicando matérias em jornais e sites da capital. Ou seja, ele quer inverter os fatos para se transformar em vítima e me colocar como réu. Ele chegou ao ponto de usar documentos de transferência bancária de pagamentos, que recebi de uma empresa, que não tem qualquer vínculo com a Secretária de Administração, afirmando que foram pagamentos provenientes de extorsão. Se fosse pagamento irregular, não teria passado o número da minha conta para a empresa. Essa empresa nunca teve qualquer contrato com a pasta que eu comandava”, revela Alberto Magno em entrevista exclusiva ao Jornal da Chapada.

Leia também:
Itaberaba: Prefeito vai a jornal afirmar que ex-secretário cobrava propina de empresa em seu governo
Itaberaba: Carro de presidente da Câmara aparece nas filmagens; confira vídeo da invasão à casa do ex-secretário
Chapada: Vídeo exclusivo mostra a invasão à casa do ex-secretário de Itaberaba
Chapada: Ex-secretário vai à rádio e detona prefeito de Itaberaba e vereador da base; confira áudio
Chapada: Secretário de Itaberaba tem residência invadida por bandidos e acusa prefeito e presidente da Câmara

O vereador Paraná é acusado de articular invasão e chegou a fazer uma visita ao ex-secretário um dia antes da residência ser assaltada. O edil era cotado para substituir o prefeito João Filho na eleição de 2016 | FOTO: Divulgação/Jornal da Chapada |

O ex-titular da Administração de João Filho afirma também que o prefeito não tratou desse assunto com ele e que nunca foi procurado para responder pelo assunto. Alberto ainda diz que o gestor tomou conhecimento do acordo com essa empresa por ele mesmo e que a empresa tinha fechado contrato com uma autarquia, que é a Itaprev (Itaberaba Previdência). “A Itaprev não tem vínculo com a Secretaria de Administração”.

Outro fato que chama a atenção de Alberto Magno foi uma mensagem de texto que recebeu do prefeito do número que é o de seu uso pessoal. Ele apresentou a mensagem para a reportagem que possuía o seguinte conteúdo: “Estou recebendo notícias de todo o governo que você está falando de mim sobre assuntos delicados. Veja o que você fala e com quem fala. O seu recado já chegou a mim, se é isso que você queria”.

Bandidos invadem casa de secretário e levam só papéis. Alberto diz que papelada aponta corrupção na prefeitura | FOTO: Divulgação/Jornal da Chapada |

Para o ex-secretário “essa mensagem prova categoricamente que ele estava insatisfeito com os questionamentos que tinha feito a ele com relação ao desvio de dinheiro público e a corrupção praticada na prefeitura”. Alberto finalizou sua entrevista ao Jornal da Chapada, alertando as autoridades de Segurança Pública da Bahia e pedindo ao governador da Bahia intervenção em Itaberaba, para que garantam sua proteção e a da sua família.

Magno acredita que uma série de fatores o fez pedir segurança. “Sabemos que no interior, as autoridades policiais são vinculadas diretamente ao prefeito da cidade e que dificilmente uma investigação caminha ou chega a uma conclusão, ainda mais envolvendo o gestor. Eu me considero em perigo por isso, e vou procurar os órgãos de corregedoria e do governo para explicar minha situação”.

Investigação policial
Em conversa com o delegado de polícia Jean Silva Souza, coordenador da 12ª Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpin), com sede em Itaberaba, o Jornal da Chapada foi informado que houve o registro da ocorrência, tendo sido instaurado um procedimento investigativo para apuração do suposto roubo qualificado à casa do ex-secretário.

Bandidos apontam arma para a filha do ex-secretário, levam documentos e deixam pistas para a polícia | FOTO: Divulgação/Jornal da Chapada |

“Estamos em fase de oitiva dos envolvidos, estando marcada para hoje [terça-feira] a oitiva do [ex] secretário Alberto Magno de Almeida Leal, que na oportunidade estará apresentando as imagens das câmaras de segurança da sua residência. Como o prefeito João Almeida Mascarenhas Filho tem foro privilegiado, estamos aguardando o Tribunal de Justiça se pronunciar, para que ele seja ouvido no Inquérito Policial”, informa o delegado. Ele ainda diz que o prefeito também registrou queixa acusando o ex-secretário de invadir (armado) o seu gabinete. Fato que deve ser provado facilmente, já que o gabinete do prefeito de Itaberaba tem circuito fechado de TV.

O Jornal da Chapada também procurou o Ministério Público Estadual (MP-BA) para saber quais os procedimentos adotados pelo órgão em relação ao caso, mas a reportagem foi encaminhada pela assessora da promotora Nataly Santos Araújo, titular da 4ª Vara, para a assessoria de imprensa da Procuradoria Geral do Ministério Público. Até o fechamento desta matéria nenhuma resposta foi enviada ao Jornal da Chapada.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas