Ícone do site Jornal da Chapada

Suíca pontua mudanças na gestão da saúde estadual

suica
Suíca reconhece como natural a necessidade do governador enxugar a máquina administrativa para atingir maior eficiência, pois a estrutura como estava foi pensada na década de 70 | FOTO: Reprodução/Ascom |

As mudanças estruturais e consequentes demissões na Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) têm gerado muitos debates e questionamentos. O principal aspecto da mudança é a extinção das Diretorias Regionais de Saúde (Dires), que gerenciavam a saúde em todo o estado e que agora serão substituídas por núcleos regionais, responsáveis pela gestão da saúde e relação institucional com as prefeituras dos municípios baianos. As mudanças são baseadas na gestão do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) a frente da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Essa mudança, entretanto, foi alvo de análise pelo vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT). Para o edil, ainda são precoces algumas avaliações sobre as mudanças.

Leia também:
Mudanças na estrutura da Saúde preocupam prefeitos da Bahia

“Apesar dos bons resultados apresentados pelo governo de Jaques Wagner, todos sabemos que a saúde precisava de algumas mudanças na sua organização. Mudanças principalmente para atender melhor o interior do estado, e não comprometer os centros de atendimento em Salvador, que às vezes ficam superlotados com pacientes do interior que poderiam ser mais bem tratados em suas regiões de origem”, frisa Suíca. O vereador pondera também a necessidade de fortalecer o Programa Saúde da Família (PSF) em toda Bahia.

Suíca reconhece como natural a necessidade do governador enxugar a máquina administrativa para atingir maior eficiência, pois a estrutura como estava foi pensada na década de 70. “Existe uma determinação da presidenta Dilma e do governador Rui Costa que diminuam custos excessivos na máquina. O objetivo, segundo a declaração dos gestores, é aumentar o número de pessoal trabalhando com o atendimento direto da população, reduzindo os profissionais em cargos administrativos, com o intuito de melhorar a qualidade da saúde no Estado”, completa o edil petista.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas