Ícone do site Jornal da Chapada

Valmir diz que Dilma brigou pelo emprego do trabalhador brasileiro

valmir
O deputado federal Valmir Assunção defende o governo Dilma | FOTO: Ascom |

“A presidenta Dilma garantiu em campanha que não ia mexer nos empregos e defendeu a contratação do trabalhador brasileiro e da trabalhadora brasileira. A prova é que no mês de dezembro tivemos o menor índice de desemprego de toda a série histórica”. Com essa afirmação, o parlamentar Valmir Assunção (PT-BA) defendeu, nesta quinta-feira (29), durante apresentação do plano de atuação da Secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), em Salvador, a gestão do governo federal no setor de geração de emprego e renda. Divulgada nesta quinta, a taxa de desocupação do mês de dezembro do ano passado ficou em 4,3%. Esse mesmo índice foi registrado em dezembro de 2013.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisa Mensal de Emprego, a taxa média de desocupação de 2014 fechou em 4,8%, completando as menores taxas de trabalhadores desocupados (sem emprego) de toda a série histórica. O deputado federal baiano ainda lembrou que os dados divulgados pelo IBGE apontam que, em 2014, a média anual da população desocupada foi estimada em 1,176 milhão de pessoas.

Em matéria difundida pela Agência Brasil, esse número representa um percentual 54,9% menor que o de uma década atrás, em 2003, “quando a média anual havia sido de 2,608 milhões”. “Se comparar os dados de 2013 com os atuais, divulgados nesta semana, é evidente a queda no número de pessoas desocupadas, chegando a 10,8% ou seja, mais de 1,3 milhão de pessoas que estão trabalhando formalmente”, declara Valmir, que ainda frisa os dados do IBGE onde indicam que a taxa média de desocupação chegou a cair 7,5 pontos percentuais desde 2003.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas