Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Jornada pedagógica em Iraquara apresenta estratégia do setor de educação para 2015

jornada
A jornada pedagógica é um evento para organizar as ações educacionais do município para o ano vigente | FOTO: Divulgação |

Cerca de 300 pessoas, entre diretores, professores e secretários da rede municipal, participaram nesta segunda-feira (2), no município de Iraquara, na Chapada Diamantina, da abertura da Jornada Pedagógica 2015. O evento prepara a rede municipal para o início do ano letivo. O atual prefeito, Landualdo Barros Freitas Júnior, junto com a primeira dama, participaram da abertura do evento que teve o tema: “Por uma rede de ensino centrada na aprendizagem dos educandos”. A jornada pedagógica é um evento para organizar as ações educacionais do município para o ano vigente.

O psicólogo, consultor, professor de pós-graduação e palestrante da abertura do evento, João Ferreira, falou sobre o Programa Político Pedagógico (PPP) e regimento escolar: definições, aproximações e diferenças. De forma interativa e participativa, o palestrante reiterou a necessidade de organização do trabalho pedagógico coletivo a partir da reflexão sobre os dados da realidade das unidades escolares do município.

O palestrante João Ferreira durante explanação para professores da rede de ensino | FOTO: Divulgação |

Ainda na palestra, Ferreira considerou os resultados das avaliações da escola e das avaliações externas, como base para a elaboração do planejamento coletivo do ano letivo, estabelecendo objetivos, ações, metas e estratégias de enfrentamento dos indicadores críticos. “Planejar as ações dentro da instituição escolar é um dos grandes passos para se construir a ‘escola nova’ referendando todos os fatores interno ou externo que dela fazem parte’’, destaca João. As jornadas pedagógicas realizadas ao longo do ano, nas principais cidades e capitais do país, proporcionam aperfeiçoamento profissional aos professores de todos os níveis.

O município de Iraquara, também conhecido como “cidade das grutas”, é uma das localidades mais conhecidas no cenário nacional e uma das mais importantes da Chapada. Destaca-se por sua quantidade de grutas, cachoeiras e cavernas, sendo grande parte delas aberta ao público. Por ter uma das paisagens mais bonitas do Brasil, já serviu de cenário para diversas novelas, filmes e documentários.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas