Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Morro do Pai Inácio finaliza série da TVE sobre a região chapadeira

O morro tem esse nome devido ao escravo Inácio, que casou-se com sua sinhazinha e teve um filho | FOTO: Reprodução/Setur |

A TVE finalize a série ‘Águas da Chapada’ indo até o Morro do Pai Inácio, uma passagem cercada de montanhas e um lugar de preservação da natureza que encanta baianos e turistas que vão à Chapada Diamantina. Com 1.120 metros de altitude, o Pai Inácio descortina a mais bela vista panorâmica da região. São 360 graus de paisagem, que fica ainda mais bela com o pôr do sol. A subida íngreme de 300 metros não amedronta os aventureiros, que vence a caminhada em 20 minutos, levando ao topo do cartão-postal. O morro fica na cidade de Palmeiras, a cerca de 22 quilômetros do centro de Lençóis e é possível encontrar uma variedades de plantas e animais silvestres.

Vista do alto do Morro do Pai Inácio | FOTO: Reprodução/João Ramos/Bahiatursa |

Do alto do morro avista-se a Serra do Sincorá, a Serra da Bacia e a Serra da Chapadinha. O perfil das serras verde-azuladas confunde-se com as nuvens douradas; o vento é muito frio e é completa a sensação de se estar no topo do mundo. De acordo com o site da Bahiatursa, o nome do morro deve-se a uma lenda existente na região. Segundo ela, “um escravo, Inácio, apaixonou-se pela esposa de um poderoso coronel. Quando um dia ele descobriu o romance, mandou pistoleiros no seu encalço. Inácio foi encurralado no alto dessa montanha e, não tendo como escapar, saltou com a sombrinha da amada. Conta-se que muitos conseguiram ver Pai Inácio correndo entre os vales para nunca mais voltar”. Confira a última matéria da série da TVE no vídeo acima.

Veja também:
Chapada: Série da TVE apresenta situação de alerta das nascentes do Rio Paraguaçu
Chapada: Gruta da Pratinha é destaque do segundo programa da série da TVE; confira vídeo
Chapada: Terceira reportagem da série da TVE destaca a importância dos índios na região

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas