Ícone do site Jornal da Chapada

Turistas deixarão mais de R$ 64,8 milhões em Salvador durante o Carnaval

carnaval
A previsão da Saltur é que o volume de passageiros desembarcando na capital baiana via Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães e rodoviária seja cerca de 30% acima dos números comuns a períodos de alta estação | FOTO: Reprodução/Valter Pontes |

Os mais de 700 mil turistas esperados para o Carnaval de Salvador deixarão algo em torno de R$ 64,8 milhões na cidade durante a festa. Esta é a estimativa da Empresa Salvador Turismo (Saltur) para a folia em 2015. Além disso, o trade turístico de Salvador prevê que pelo menos 90% dos leitos serão ocupados entre a próxima sexta-feira (13) e a Quarta-Feira de Cinzas (18), quando se encerra a folia de Momo.

A previsão da Saltur é que o volume de passageiros desembarcando na capital baiana via Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães e rodoviária seja cerca de 30% acima dos números comuns a períodos de alta estação. De acordo com o presidente da seccional baiana da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), José Maria Garrido, o mercado está bastante otimista por conta do apelo do Carnaval. “Apesar da baixa procura por pacotes, os hotéis estão apostando bastante na venda de diárias e aguardam aumento da demanda para o sábado, o domingo e a segunda-feira de Carnaval, considerados pelo setor como dias de pico’ da festa, informa, lembrando que a taxa de ocupação decai um pouco a partir da terça-feira.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Érico Mendonça, lembra que Salvador voltou a ter uma posição de destaque na preferência dos brasileiros na hora de escolher um destino turístico para o verão. Para ele, a cidade em si já é o grande atrativo. “Por conta da variedade de opções que a cidade voltou a oferecer nos últimos anos, como serviços básicos e infraestrutura para receber o visitante – além da taxa de dólar, ainda bastante favorável para quem opta por viajar pelo Brasil -, Salvador voltou a atrair pessoas de diversas partes do mundo, mas principalmente brasileiros. Para o Carnaval esperamos um quantitativo ainda maior de turistas chegando à capital.

Segundo dados da Prefeitura, o turista que visitava a Bahia até algum tempo atrás desembarcava no aeroporto de Salvador e seguia direto para o Litoral Norte do estado. “Agora esta realidade mudou, e o visitante permanece por mais tempo na cidade, que está mais limpa e atrativa, e isso traz o turista de volta”, completa o secretário.

Boas-vindas
Para receber os cerca de 20 mil turistas que vão desembarcar no Porto de Salvador durante os dias de folia, a Diretoria de Marketing e Serviços Turísticos da Saltur disponibilizará diariamente um efetivo de 40 agentes que irão executar diversas ações de promoção da cidade. Durante a festa, a Saltur terá equipes do receptivo atuando em até dois turnos nos dias 12, 13, 16 e 17 de fevereiro.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas