Ícone do site Jornal da Chapada

Primeiro dia de Carnaval em Salvador é marcado pela redução de ocorrências policiais

foto
PM apresenta dados do primeiro dia de folia em Salvador | FOTO: Manu Dias-GOVBA |

A abertura do Carnaval de Salvador foi marcada pela redução no número de delitos e aumento da produtividade dos policiais. No primeiro dia da festa, não houve registro de homicídios, lesões corporais seguidas de morte nem tentativas de homicídio nos três circuitos. Das 19h de quinta-feira (12) às 5h59 desta sexta (13), ocorreram 11 casos de lesão corporal leve, o que representa redução de 45% em relação ao ano passado. Houve queda de 40% nos casos de furtos e de 44% nas ocorrências de roubos.

A operação da Segurança Pública deste ano conta com efetivo de mais de 23 mil policiais, 300 deles à paisana entre os foliões, numa estratégia da Polícia Civil. Neste primeiro balanço, cinco pessoas foram autuadas em flagrante, um aumento de 66% no comparativo com 2014, e outras 122 pessoas foram conduzidas e presas por uso ou tráfico de drogas, um acréscimo de 90%.

Membros da SSP analisam as informações do primeiro dia de festa | FOTO: Manu Dias-GOVBA |

Na noite de quinta-feira (12), durante abertura oficial do Carnaval, o governador Rui Costa destacou o papel da segurança na festa. “A preocupação principal do governo é com o bem-estar das pessoas e trabalhamos para isso. Peço agora que todos façam sua parte para evitar a violência. Que a alegria impere”.

O secretário da Segurança, Maurício Barbosa, destacou que a redução da violência tem refletido também na diminuição dos atendimentos hospitalares. “Nós tivemos um dia mais tranquilo comparado com o ano passado. Em média, redução de 40% nas principais ocorrências. Os atendimentos nos postos de saúde diminuíram em 10%. O trabalho realizado entre o Estado e os outros poderes tem dado bons resultados. Vamos aperfeiçoar nossa atividade cada dia mais, usando a tecnologia.”

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas