Ícone do site Jornal da Chapada

Carnaval 2015: Governador acompanha a saída do Ilê Aiyê no Curuzu

olha
Rui Costa com autoridades estaduais e militantes do movimento negro | FOTO: Mateus Pereira/GOVBA |

O bloco afro mais famoso do Brasil está completando 41 carnavais. Com o tema “Diáspora Africana – Jamaica- Os Afrodescentes”, o Ilê Aiyê deu início, na noite deste sábado (14), aos festejos de Carnaval. O governador Rui Costa, acompanhado de secretários de Estado, entre outras autoridades, participou da festa que é realizada na Ladeira do Curuzu, no bairro da liberdade.

“É uma emoção especial. O Ilê é a raiz do povo da liberdade, do povo baiano. Um bloco que representa a cultura negra. É extraordinário. Espero, como disse ontem ao Olodum, fazer muitas parcerias com o Ilê para levar a cultura negra não só no período de Carnaval, levar para todos os bairros populares, para o interior. Nós vamos disputar os jovens com cultura, arte e educação e levá-los para o caminho do bem e para a afirmação da nossa cultura negra, a nossa identidade”, comentou o governador durante a festa no Curuzu.

Ritual para liberdade e paz
Ao som percussivo dos tambores do Ilê, filhas de santo caminharam entre o público que lotou a ladeira do Curuzu. Num ritual que se repete há mais de quatro décadas, elas jogaram pipoca e milho branco. Posteriormente, dezenas de pombas brancas foram soltas. O ritual representa a liberdade e a paz que deve haver entre os povos. Para participar do Carnaval de Salvador, a agremiação recebe apoio dos governos estadual e federal.

Turistas de várias partes do Brasil e do mundo conferiram de perto a saída do Ilê Aiyê, bloco que faz parte da entidade homônima presidida por Vovô do Ilê. “Problemas sociais como o racismo passaram a ser debatidos na Bahia”, afirmou Vovô.

Personalidades como a atriz e apresentadora de TV Regina Casé também prestigiaram o evento. “A gente sabe que a população do Brasil é formada por 52% de negros e pardos. O que o Ilê faz é colocar o Brasil todo em contato com a realidade”, disse a artista.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas