Ícone do site Jornal da Chapada

Mundo: Estudo diz que estar apaixonado libera substância que torna impossível ficar bêbado

paixão
Cena de Diário de uma Paixão | FOTO: Divulgação |

De acordo com estudo da Universidade de Sydney (Austrália), publicado nesta terça-feira, é isso mesmo. Pessoas que estão apaixonadas são incapazes de ficarem bêbadas. Para os pesquisadores, os pombinhos apaixonados poderiam consumir baldes de bebida alcoólica e, ainda assim, seriam capazes de caminhar em linha reta.

Para chegar a tal conclusão, os cientistas introduziram em ratos oxitocina, um hormônio encontrado tanto nos roedores quanto nas pessoas que estão apaixonadas. A substância é conhecida como “hormônio do amor” e, segundo os pesquisadores, impede que o álcool tenha efeito nas regiões do cérebro que controlam a capacidade de andar e falar.

No vídeo da pesquisa, os ratos que receberam álcool e oxitocina tiveram o mesmo comportamento que os ratos sóbrios, que circularam normalmente em suas gaiolas. Os que haviam recebido apenas álcool ficaram sedados, posicionando o nariz no canto da gaiola. O efeito ficou tão nítido que os pesquisadores chegaram a admitir que não eram capazes de dizer que os ratos apaixonados estavam bêbados. Com a pesquisa, os cientistas esperam desenvolver drogas que auxiliem no tratamento do alcoolismo. Extraído do site Page Not Found.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas