Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: MandalaVeda realiza oficina itinerante de Filtros dos Sonhos no Vale do Capão

foto5
Projeto da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia realiza sua segunda edição no Vale do Capão | FOTO: Divulgação/Sílvia Martins |

Moradores e turistas do Vale do Capão, um dos principais destinos da Chapada Diamantina, poderão participar da segunda edição do projeto Oficina Itinerante de Filtros dos Sonhos. As oficinas gratuitas acontecem no dia 7 de março (sábado) e prometem trocas de experiências entre adeptos do artesanato, ou jovens e adultos interessados em aprender a técnica indígena. As atividades serão realizadas pelo projeto MandalaVeda, com financiamento da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-BA).

“Um dos focos desta oficina é partilhar experiências e reunir pessoas diferentes em um momento de convívio especial. Mesmo pessoas que sabem fazer filtros podem participar, trocar saberes, aprender novas técnicas e detalhes“, convida Sílvia Martins, idealizadora do projeto. “A realização das atividades pode auxiliar um participante a desenvolver sua capacidade criativa e psicossocial, podendo gerar trabalho e renda através do fazer artístico”, completa Lucas Luiz dos Santos, o outro criador do projeto.

As oficinas itinerantes são voltadas para pessoas que tenham interesse na arte ou atuem nas áreas de artesanato e/ou terapias alternativas (educadores, terapeutas, artistas etc.), além de jovens e adolescentes oriundos de escolas públicas da região com curiosidade e interesse pela cultura popular, visando desenvolver trabalho artesanal como profissão. Durante as oficinas, os participantes aprenderão sobre a teoria, conceito e origem dos filtros dos sonhos. Finalizando a parte teórica, começa a criação dos filtros.

Depois do Vale do Capão, as oficinas seguem para Rio de Contas em 21 de março. Em maio, será realizado um evento final na cidade de Lençóis com temática Xamânica e exposição dos artefatos criados. As vagas para as oficinas são limitadas. Informações e inscrições através do email contato@mandalaveda.com ou telefone (75) 98194705. Além do Vale do Capão e Rio de Contas, o projeto MandalaVeda passou por Igatu em 21 de fevereiro.

Sobre MandalaVeda
O projeto MandalaVeda atua nas áreas de artesanato, agricultura orgânica & permacultura e bioconstrução. Além disso, também trabalham com produtos e culinária naturais. De forma ecológica e sustentável, propaga o conhecimento de áreas distintas que se complementam no cotidiano das pessoas, fazendo com que práticas que beneficiam a saúde e bem estar façam parte da rotina das pessoas.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas