Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Vale do Capão terá projeto de Educação e Políticas Públicas em Saneamento

Vale do Capão fica no município de Palmeiras | FOTO Reprodução |

foto
Vale do Capão fica no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução |

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) participa, nesta quarta-feira (4), por meio da Unidade Regional Chapada, na Casa Afrânio Peixoto em Lençóis, da palestra de apresentação do projeto ‘Sustentabilidade em Ação: Educação e Políticas Públicas em Saneamento’. De iniciativa da Associação de Pais, Educadores e Agricultores de Caeté – Açú (APEA-CA), o projeto foi contemplado, com apoio financeiro, pelo edital 01/2012 do Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente (Ferfa).

Na oportunidade será lançado o Manual Orientador sobre Planejamento, Participação e Alternativas em Saneamento (produto final), elaborado durante dois anos, por meio de diversas atividades de educação ambiental, com a participação da comunidade local. “A palestra tem por objetivo apresentar as etapas do projeto e as dificuldades vivenciadas, para que outras comunidades possam elaborar seus próprios planos de saneamento, baseados em tecnologias ecológicas e com forte participação comunitária”, destacou a coordenadora técnica da UR Chapada, Maria do Rosário.

O projeto Sustentabilidade em Ação surgiu a partir da demanda, cada vez mais presente na comunidade do Vale do Capão, de se discutirem as ações em relação ao abastecimento de água, destino de esgoto e resíduos sólidos. As palestras serão ministradas pelas coordenadoras do projeto, Maria Medrado e Vitória Moraes. Medrado é socióloga, doutoranda em sociologia com experiência em comunidades tradicionais. Moraes é economista, mestre em gestão social e pesquisadora de técnicas alternativas em saneamento. As duas são moradoras do Vale do Capão e desenvolvem projetos socioambientais na região.

Fundo Estadual
O Ferfa, vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), foi criado pela Lei nº 10431/2006 e tem como objetivo oferecer suporte financeiro à Política Estadual do Meio Ambiente. Administrado por um Conselho Deliberativo, o Fundo conta com a seguinte composição: representantes da Secretária Estadual do Meio Ambiente, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram) e dos órgãos municipais de Meio Ambiente.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas