Ícone do site Jornal da Chapada

Mais de 850 mil estudantes da rede estadual voltam às aulas na próxima segunda-feira

aulas
Neste ano, o destaque será o Pacto pela Educação na Bahia, programa proposto pelo governador, que deverá ser lançado no final deste mês | FOTO: Reprodução/Secom |

A volta às aulas de mais de 850 mil estudantes da rede estadual, na próxima segunda-feira (9), será marcada com a realização do Programa de Abertura do Ano Letivo de 2015, a partir das 8h30, no auditório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, localizado no bairro da Caixa D’Água, em Salvador, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O evento, comandado pelo ator e comediante Luís Miranda, terá a presença do governador Rui Costa, do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, e vai ser transmitido, ao vivo, pela TVE e o Portal da Educação.

Neste ano, o destaque será o Pacto pela Educação na Bahia, programa proposto pelo governador, que deverá ser lançado no final deste mês. A iniciativa envolve os profissionais da educação, estudantes, familiares, sociedade civil, universidades, empresas e o poder público em prol da melhoria da educação pública no estado. De acordo com a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação, Nide Nobre, a programação do evento foi pensada de forma a refletir as ações que vêm sendo desenvolvidas para os estudantes no ensino público, com foco no fortalecimento e consolidação do Pacto pela Educação na Bahia.

Como explica Nide Nobre, o Programa de Abertura tem o propósito de “dar as boas-vindas aos atores envolvidos nos movimentos de construção de uma educação de qualidade, além de mostrar a tônica da educação, tendo a juventude estudantil como principal protagonista das experiências criativas, para a valorização dos processos formativos educativos e culturais na Bahia”.

Durante a solenidade, serão evidenciados ainda o pioneirismo baiano com as experiências criativas estudantis, que revelam os traços da diversidade de saberes (científicos, históricos, esportivos, artísticos e culturais) e a valorização das manifestações culturais no estado, destacando os 30 anos de construção da democracia e da liberdade, os 30 anos do Axé Music e a comemoração dos 70 anos do Rock de Raul Seixas.

Estudantes de diversos projetos científicos, artísticos, esportivos e culturais, que se destacaram no ano de 2014 no 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola, serão os protagonistas do Programa de Abertura do Ano Letivo deste ano, que também contará com a presença de professores, coordenadores, diretores da rede estadual de ensino e sociedade civil.

Programação
De 8h30 às 10h
Clip de abertura ‘Saber de transformar’, do estudante Josenildo Almeida Oliveira Jr, MC Feijão, do Colégio Estadual Dr. Luiz Rogério de Souza
Exposição ‘Cenas, cenários e musicalidade’, com 30 obras de artes visuais estudantis
Abertura oficial, com o Hino ao 2 de Julho
Mensagem do governador Rui Costa
Mensagem do secretário Osvaldo Barreto
Apresentações científicas, artísticas, esportivas e culturais, além de bate-papo com estudantes

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas