Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Oficina de comunicação capacita população do Alto do Paraguaçu

olha
A bacia hidrográfica do Paraguaçu é uma das mais importantes para o estado da Bahia | FOTO: Reprodução |

Uma oficina de capacitação em comunicação, voltada para atuação no Alto do Paraguaçu, foi realizada entre os dias 3 e 5, no município de Lençóis, na Chapada Diamantina, com o apoio da Secretária Estadual do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O evento, que conta com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, teve a participação de 35 pessoas de diversos municípios do Alto do Paraguaçu, convocados por meio de seleção que teve como um dos critérios o engajamento comunitário nas causas socioambientais.

A oficina, que faz parte das atividades previstas no plano de comunicação concebido em 2013 pela Conservação Internacional (CI-Brasil) – organização responsável pela execução da oficina – para o Alto do Paraguaçu, abordou temas como criação de spot para rádios, comunicação gráfica, mídias sociais, exposição fotográfica, além de como se relacionar com a imprensa e com a sociedade através de apresentação individual ou em grupo.

Segundo a economista e coordenadora de projetos socioambientais da Sema, Luciana Santa Rita, o projeto foi idealizado pela preocupação com a gestão de recursos hídricos e com a necessidade de qualificar a comunidade visando a atuação nas ações de preservação socioambiental. “O Paraguaçu é um dos rios mais importante, principalmente por ser um dos responsáveis pelo abastecimento da região metropolitana de Salvador. Este evento é apenas mais um dos que o projeto contempla. Existem diversas outras ações e essa parte é focada na comunicação”.

Multiplicadores
A relações públicas e consultora da CI-Brasil, Marcele Bastos, coordenadora do setor de comunicação do projeto e uma das responsáveis pela estratégia do plano de comunicação do Semeando Águas no Paraguaçu, classificou como de “vital importância” a oficina de qualificação na área de comunicação para os moradores da região. “São esses atores sociais aqui representados, tentando pegar um pouco da parcela da sociedade, sejam eles biólogos, gestores ambientais, professores, agricultores, que poderão levar os conhecimentos adquiridos e vão replicar e colocar em prática em seus municípios os produtos que também foram produzidos durante a oficina”, lembrou Bastos.

Para o secretário de Agricultura de Lençóis, Maurício Lima, que foi um dos alunos da oficina de comunicação, “esse tipo de atividade serve também para agregar ideias entre a população, que mais tarde serão convertidas em ações para a valorização e manutenção do Alto do Paraguaçu”. Participaram também como facilitadores da oficina a consultora Sandra Damiani e o representante da CI-Brasil, Maurício Bianco.

Bacia do Paraguaçu
A bacia hidrográfica do Paraguaçu é uma das mais importantes para o estado da Bahia, sendo fundamental para o abastecimento de água da região metropolitana de Salvador. Com uma área de 55 mil quilômetros quadrados, inclui 86 municípios, que correspondem a 10% do território do estado. O Paraguaçu tem suas nascentes em áreas de Caatinga, Campos de Altitude e encraves de Mata Atlântica na Chapada Diamantina. Das nascentes até a foz, na baía de Todos os Santos, o rio Paraguaçu percorre 600 quilômetros, cruzando uma região com alta diversidade social, cultural e ecológica.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas